O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, lamentou “o estilo desrespeitoso e ofensivo” do presidente do PSD, Luís Montenegro, por este ter dito na quinta-feira que não lhe reconhecia autoridade política para intervir no diálogo sobre o novo aeroporto.
“Lamento o estilo desrespeitoso e ofensivo para com os adversários políticos que caracterizam o líder do PSD. E não é de agora, não é nenhuma novidade para nós. Normalmente, quando não se tem substância, ofende-se o adversário”, disse na sexta-feira o ministro, citado pelo Correio da Manhã.
“Se algum dia o líder do PSD conseguir formar um Governo, aí sim, ele vai poder dar e tirar autoridade política aos seus ministros. Até lá, tem de lidar com os ministros da República, do seu País”, reforçou, frisando: “não é o líder do PSD que me confere ou não autoridade política. Quem me confere autoridade política é o primeiro-ministro”.
Ainda na sexta-feira, o ministro respondeu também à acusação de Montenegro de que o Governo anterior foi incapaz ultrapassar divergências na geringonça para resolver o poder de veto dos municípios.
“A novidade não foi o PCP e o Bloco, a novidade foi o PSD ter feito exigências que atrasariam a concretização de uma infraestrutura ou de uma solução por si escolhida”, declarou ainda Pedro Nuno Santos.
Tem toda a razão, foi uma surpresa a atitude do líder da oposição, não é uma atitude própria do PSD muito menos do mais alto responsável, o PSD estimou sempre o dialogo com toda a gente, não me parece que o Montenegro vá longe, nem por muito tempo, teve logo um inicio muito errado, carregando as costas toda a equipe do Passos Coelho, em vez de procurar distanciamento se quisesse se posicionar para discutir as eleições com possibilidade de vitoria.
Este rapazola, todo esticadinho, armado em ministro, é um autêntico fantoche metido na política! Na terra dele, S. João da Madeira, chamavam-lhe o “estoira-vergas”, dado que só se exibia pela cidade nos carros de luxo do pai. Que experiência de vida tem este peneirento que depois se meteu na política?
“quando não se tem substância, ofende-se o adversário”. Se olhasse por ele abaixo, não proferia tamanha patetice. Onde é que Montenegro ofendeu o adversário? Então ele não está sem autoridade política, para esta questão do aeroporto (retirada por Costa)?
Desrespeitoso ?! Desrespeitoso a Portugal foi a sua brincadeira altamente patética de definir a localização de dois aeroportos (com publicação em Diário da República) e que em 24 horas teve que ser anulada pelo primeiro ministro. Este é que lhe retirou autoridade política. Não foi Montenegro. Este reuniu com António Costa, a pedido deste, porque a questão do aeroporto passou para a sua responsabilidade, o que significa que o ministro foi colocado de lado quanto a esta questão. Esta resposta do ministro é mais uma vez demonstrativa da sua nulidade política e pobreza de argumentação e da sua insuficiência estrutural, visível numa mentalidade de despautério constante.