O aventureiro português João Marinho está há uma semana desaparecido nos Picos da Europa, confirmou hoje à Lusa o secretário de Estado das Comunidades, avançando que o carro foi encontrado no parque de estacionamento de uma pousada espanhola.
“Fomos alertados na segunda-feira por um amigo da família e accionámos os contactos internacionais para procurar esse português desaparecido nos Picos da Europa”, disse José Cesário à Lusa, avançando ainda que a polícia espanhola encontrou o carro do português no parque de estacionamento de uma pousada espanhola.
“O carro foi localizado esta segunda-feira às 16h, mas a polícia espanhola não adiantou nenhuma situação especial sobre o veículo”, acrescentou o governante, sublinhando que as buscas decorrem e estão a ser lideradas pelo Grupo de Resgate em montanha da Guarda Civil de Espanha.
“O mais provável é que tenha caído naquela zona montanhosa que, tal como as levadas da ilha da Madeira, é muito perigosa, ainda por cima com neve”, aventou o secretário de Estado.
A notícia do desaparecimento deste português que se apresenta como “ciclista de montanha, corredor de trilhos e viciado em desportos de aventura” na página do Facebook, está nas redes sociais desde pelo menos segunda-feira, com vários comentários de encorajamento e de esperança que o cidadão português ainda seja encontrado com vida.
Contactada pela Lusa, a Guarda Civil de Gijon confirmou que está a realizar buscas para encontrar o jovem português, através de equipas de montanha de Cangas de Onis da Guarda Civil e equipas de Leon e Cantábria.
Segundo a mesma fonte, actualmente na zona o tempo está limpo, depois de se ter verificado alguma nebulosidade nos últimos dias.
/Lusa
Em busca de João Marinho
-
1 Agosto, 2015 10 meses depois, encontrado o corpo de João Marinho
-
22 Novembro, 2014 Seis montanhistas partem este sábado à procura de João Marinho
-
20 Novembro, 2014 Autoridades espanholas dão por encerradas buscas por João Marinho
-
18 Novembro, 2014 Melhoria do tempo vai ajudar resgate de João Marinho
-
17 Novembro, 2014 Cada dia de buscas por João Marinho “é como se fosse o primeiro dia”
Comparar as Levadas da Madeira com essas montanhas é um prefeito disparate e nem dá para perceber o porquê de tal comparação.
Canas de Onis? Não estarão antes a referir-se a Cangas de Onis?
Caro Castro,
Tem toda a razão, Obrigado pelo seu reparo, está corrigido.