Há mães na Ucrânia a escrever contactos de familiares nos corpos dos filhos para o caso de serem mortas pelas tropas russas.
É o desespero a falar mais alto: alguns pais, com medo de serem mortos pelas tropas russas, estão a escrever contactos de familiares nos corpos dos filhos para que, caso lhes aconteça algo, as crianças possam ser ajudadas.
Anastasiia Lapatina, jornalista do The Kyiv Independent, chamou à atenção para a situação nas redes sociais.
“Mães ucranianas a escrever contactos de familiares nos corpos dos filhos, caso sejam mortas e os filhos sobrevivam. E a Europa ainda está a discutir o gás“, lamentou, numa publicação no Twitter.
A fotografia mostra uma menina ucraniana, com os nomes e números de telefone de familiares escritos nas costas. A imagem foi publicada pela mãe, Sasha Makoviy, no Instagram.
Na publicação, a mãe da menina revela que a família está segura, mas que, apesar disso, ainda não conseguiu deitar fora o papel onde escreveu as mesmas informações e que colocou na mochila da criança.
O antigo embaixador da Ucrânia na Áustria, Olexander Scherba, usou a mesma publicação para questionar se o “humanismo” dos europeus não é capaz de suportar “um pouco de frio” para que situações como esta deixem de acontecer.
Germany, Austria, maybe a bit freezing isn’t the worst thing in the world, if it’s to prevent things like these from happening right next to you?
Isn’t this what is called HUMANISM?@Bundeskanzler @karlnehammer #BanRussianOil #StandWithUkraine https://t.co/0ot6AojprX— olexander scherba🇺🇦 (@olex_scherba) April 4, 2022
Moscovo tem ameaçado cortar o fornecimento de gás à Europa e a União Europeia (UE) tem discutido, há já várias semanas, a possibilidade de sancionar o setor energético russo.