Rússia admite usar armas nucleares na Ucrânia em caso de “ameaça existencial”

17

President of Russia / Twitter

O Presidente russo, Vladimir Putin.

O Presidente russo, Vladimir Putin.

Moscovo apenas vai usar armas nucleares na Ucrânia no caso de uma “ameaça existencial” contra a Rússia, disse hoje o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, numa entrevista à CNN Internacional.

“Temos uma doutrina de segurança interna. É pública. Pode ler lá todas as razões para o uso de armas nucleares. E se é uma ameaça existencial ao nosso país, então podem ser usadas no âmbito da nossa doutrina”, afirmou.

A jornalista da CNN Internacional Christiane Amanpour pediu a Dmitry Peskov que dissesse se estava “confiante” ou “convencido” de que o Presidente russo, Vladimir Putin, de quem é muito próximo, não usaria armas nucleares em território ucraniano.

Peskov disse que Putin ainda não atingiu nenhum dos seus objetivos militares na Ucrânia, mas realçou que a “operação militar especial” está a seguir “exatamente de acordo com os planos e os propósitos que foram estabelecidos de antemão”.

“Não foi Putin que arruinou os acordos de Minsk, foi o lado ucraniano”, atirou Peskov.

O Exército russo encontrou uma resistência inesperada das forças de segurança ucranianas desde o início da guerra.

De acordo com o Pentágono, o Exército da Ucrânia, que detém o controlo dos grandes centros urbanos, esteve mesmo em condições nos últimos dias de levar a cabo algumas contra-ofensivas que lhe permitiram, em particular no sul, recuperar terreno às tropas russas.

Especialistas militares acreditam que o Exército russo está a sofrer de problemas logísticos e de comunicação.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 953 mortos e 1.557 feridos entre a população civil, incluindo mais de 180 crianças, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,53 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

ZAP // Lusa

17 Comments

  1. Os EUA que agora se servem da Ucrânia para ocidentalizarem a Rússia e derrubarem Putin já usaram armas nucleares no Japão portanto não têm qualquer razão para criticarem o que se passa.
    Dentro da própria Ucrânia e nas regiões de maioria rusófonas como é por exemplo o caso de Donetsk e Lugansk há muitas famílias russas massacradas pelos Ucranianos e portanto a precisarem também de apoio médico e psicológico.
    Uma guerra que as televisões apresentam como uma invasão russa gratuita de um momento para o outro mas que na verdade tem anos e anos de conflito com milhares de mortos de ambos os lados. O Ocidente e os Estados Unidos têm a sua parte de culpa no despoletar deste conflito e nomeadamente aquando da anexação da Crimeia. Portanto são vários culpados e não há uns mais vítimas que outros.
    Neste momento todo e qualquer cidadão de nacionalidade russa é descriminado. Como se nascer russo fosse um problema. É gravíssimo o ponto a que chegámos.
    O abramovich por exemplo passou de bestial a besta. Agora já não presta.
    Os oligarcas da Europa que exploraram e exploram a história Covid não são certamente melhores que os Oligarcas Russos. Nem serão certamente melhores que os Oligarcas Ucranianos que exploram o tráfico de pessoas.

    • Pois,…………os USA autoconsideravam-se neutros, mas foram obrigados a entrar na guerra porque foram atacados pelos japies sem aviso. Os japies entraram na guerra porque tinham na cabeça a ideia de querer expandir o seu território no pacifico, Essa ideia de quererem expandir território é muito parecida com a ideia de putin, actualmente. E “tiverem ” que usar a bomba para ver se a guerra acabava, mas aprenderem, os USA e todos os outros países que não deveriam voltar a usar tal arma,devido à destruição que provoca. E é isso que eles estão a evitar usar agora , pois já sabe a destruição que provoca..

      Em Donetsk e Lugansk, já há muito tempo que são os russos a dominar aquelas zonas. quem lá nãoentra são mesmo os ucranianos.

      E quem tem culpa de o putin já ter anexado a Geórgia e a Chechénia, antes? Não foi de certeza a NATO, nem o ocidente. O putin é que tem uma politica expancionista

    • “…não há uns mais vítimas que outros.” WTF… leu o que escreveu antes de carregar em Publicar???
      Deixe lá os EUA e o que eles pensam e a culpa ou desculpa que têm, que não interessam nada as teorias agora.
      Aproveite e diga às crianças e adolescentes ucranianos, que de um momento para o outro ficaram com a vida do avesso e não tiveram escolha, que não são mais vítimas do que os russos que os invadiram, a ver se cola.

      Acho mal a discriminação aos russos e a generalização, mas não são eles que estão a levar com bombas, e atrocidades que eu adorava que fossem montagem das TV’s, mas que não são, portanto… MENOS, muito menos!

      Minorias extremistas a fazer o que não devem, tem em qualquer país, não precisa de ir para os territórios separatistas da Ucrânia. Olhe para dentro do seu próprio país e não precisa de apontar o dedo aos outros. E agora? Vão entrar em guerra apoiados pelo estado e chacinar inocentes, quer ver?

      É curioso que não quer generalizar os russos como culpados, (e bem porque a maioria quer Paz e sossego sendo errado confundir os atores desta guerra com o seu povo “civil”), mas não tem qualquer problema em generalizar que os ucranianos são tão culpados do conflito como os russos. Seria cómico, se não fosse tão trágico!
      Seja qual for a base histórica e os argumentos, continua a ser indefensável e GRATUITO! Não é preciso a TV apresentar dessa forma. Sem TV, uma criança de 3 anos lhe explica o óbvio: há um atacante (ditador imperialista a invadir um país soberano) e há um atacado (a ser invadido e que não invadiu nem transpôs fronteiras!) e há o resultado disso: mortes civis! Sabe o que significa civil aqui? Nasceu ucraniano, um problema gravíssimo!

      Qual foi a parte que não percebeu? Zero justificações para isto, entende? ZE-RO!

      Enquanto houver adeptos do Putinismo de bancada, atrocidades destas vão acontecer a título GRATUITO. Sim, gratuito! O resto, é o resto, resolve-se à mesa de negociações como países civilizados e soberanos e não com armas a matar INOCENTES.

    • A Rússia actualmente não existe como tal. Existe sim a União Soviética do Putin e seus comparsas. E ao que consta, foi a União Soviética do Putin que invadiu um país soberano contra a Carta da ONU e os tratados internacionais. O resto, blá, blá, blá, é tudo conversa da treta! A Rússia devia ser expulsa da ONU por crimes de guerra e genocídio.

    • Que engraçado… como ser negacionista da Covid está a passar de moda, agora os alucinados são negacionistas da total responsabilidade russa nesta guerra!…

    • A isso é o que se chama conversa da treta! Gente como você, só falta chegarem ao ridículo de acusar os americanos, europeus e a NATO terem obrigado Eva a ter seduzido Adão para comer a maçã! É o tipo de pessoa que reinterpreta a realidade sob uma chuva de disparates e defendem, sempre, um regime obscurantista – muito gostam de se rebaixar para serem marionetas de um reles tiranete. Gente assim, não vê a realidade, nem que uma locomotiva lhe bata de frente. Não admira que existam guerras, pois com gente assim, temos de ter muita cautela e esperar o pior. Olhe se não está bem, mude-se para a Rússia e vá ser escravo do putin, ninguém o obriga a estar neste “horror”, pois por aqui, queremos ser europeus e ocidentais com os seus valores e modo de vida. Não gosta? Paciência.

    • És um palhaç.. tens tanto de altura como de estúp.., vai para lá e não incomodes pessoas de paz como todos nós somos, cala-te não entendes nada, nem na escola de noite andas-te, desaparece.

  2. Então mas a Rússia está com medo da Ucrânia? Já a considera uma ameaça à sua existência? E afinal é a Ucrânia que está a atacar a Rússia?
    Se calhar é melhor a Rússia usar as armas nucleares contra si própria, pois a Rússia é a maior ameaça à Rússia

  3. Quem acredita não ser gado para os ricos comerem, ou está a enganar-se a si próprio, ou é um deles. Dividir para conquistar, é a arma que usam desde sempre.

  4. Por enquanto a guerra nuclear global não nos ameaça. Os discípulos perguntaram a Jesus: “Conte para nós quando é que isso vai acontecer. Que sinal haverá para mostrar quando é que todas essas coisas vão começar?” (Marcos 13:4, NTLH Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
    Jesus disse: “Quando ouvirem falar em guerras e insurreições, que o pânico não se apodere de vocês. De facto, estas coisas têm de acontecer, mas o fim [τελος – neste contexto: cumprimento (do sinal)] não chegará imediatamente.” (Lucas 21:9, O Livro)
    A guerra nuclear global (este será o cumprimento do sinal de Jesus) vai começar com um conflito étnico: “Porquanto se levantará nação contra nação” (como em 2008 na Geórgia).
    O profeta Daniel escreve: “No tempo designado [o rei do norte] voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isso significa também a desintegração da União Europeia e da NATO. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [por causa do conflito étnico ao sul das fronteiras da Rússia (Mateus 24:7)], mas não serão como antes [Geórgia – 2008] ou como mais tarde [Ucrânia – atualmente. Este conflito também não se transformará em uma conflagração global. Isso acontecerá mais tarde], pois os habitantes das costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:28-30a) Desta vez será uma guerra mundial, não só pelo nome. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4) Jesus o caracterizou assim: “coisas atemorizantes [φοβητρα] tanto [τε] quanto [και] extraordinárias [σημεια] do [απ] céu [ουρανου], poderosos [μεγαλα] serão [εσται].”
    É precisamente por causa disso haverá tremores significativos ao longo de todo o comprimento e largura das regiões [estrategicamente importantes], e fomes e pestes.
    Muitos dos manuscritos contém as palavras “e geadas” [και χειμωνες].
    A Peshitta Aramaica: “וסתוא רורבא נהוון” – “e haverá grandes geadas”. Nós chamamos isso hoje de “inverno nuclear”. (Lucas 21:11)
    Em Marcos 13:8 também há palavras de Jesus: “e desordens” [και ταραχαι].
    A Peshitta Aramaica: “ושגושיא” – “e confusão” (sobre o estado da ordem pública).
    Este sinal extremamente detalhado se encaixa em apenas uma guerra.
    Mas todas essas coisas serão apenas como as primeiras dores de um parto. (Mateus 24:8)
    Este será um sinal de que o “dia do Senhor” (o período de julgamento) realmente começou. (Apocalipse 1:10; 2 Tessalonicenses 2:2)

  5. Assim é fácil dominar o mundo, a Rússia invade os países que não lhe obedece e depois se as coisas correrem mal para o lado dos russos, recorrem às armas nucleares para auto defesa, bela filosofia. Só lamento é ver tanta gente de olhos fechados.

  6. Eu penso que o Putin para além de louco, (pois tem provas dadas!) tem também um pouco de criancice e imprecisão nas suas afirmações, será que uma ameaça nuclear hoje praticada por um país não terá resposta imediata por parte de outros da mesma forma? Tal a acontecer seria uma devastação na Europa, mas certamente a Rússia ficaria ela também varrida do mapa! Em todo o caso será melhor europeus e americanos estarem bem atentos a todos os movimentos do Putin!

  7. Para onde estamos realmente indo? O profeta Daniel escreve: “No tempo designado [o rei do norte] voltará [as tropas russas voltarão para onde estavam anteriormente estacionadas. Isto também significa ação militar, grande crise, desintegração da União Europeia e da NATO. Muitos países do antigo bloco de Leste voltará à esfera de influência russa]. E entrará no sul [este será o início de uma guerra nuclear], mas não serão como antes ou como mais tarde [estas ações militares não conduzirão a uma guerra nuclear global. Esta guerra só começará após o retorno do rei do norte, e por causa do conflito étnico (Mateus 24:7)], porque os habitantes das distantes costas de Quitim [o distante Ocidente, ou para ser mais preciso, os americanos] virão contra ele, e (ele) se quebrará [mentalmente], e voltará atrás”. (Daniel 11:29, 30a) Este será um abate mútuo. A “poderosa espada” também será usada. (Apocalipse 6:4) Jesus o caracterizou assim: “coisas atemorizantes [φοβητρα] tanto [τε] quanto [και] extraordinárias [σημεια] do [απ] céu [ουρανου], poderosos [μεγαλα] serão [εσται].” É precisamente por causa disso haverá tremores significativos ao longo de todo o comprimento e largura das regiões [estrategicamente importantes], e fomes e pestes.
    Muitos dos manuscritos contém as palavras “και χειμωνες” – “e geadas”.
    A Peshitta Aramaica: “וסתוא רורבא נהוון” – “e haverá grandes geadas”. Nós chamamos isso hoje de “inverno nuclear”. (Lucas 21:11)
    Em Marcos 13:8 também há palavras de Jesus: “και ταραχαι” – “e desordens” (a falta de ordem pública).
    A Peshitta Aramaica: “ושגושיא” – “e confusão” (sobre o estado da ordem pública).
    Este sinal extremamente detalhado se encaixa em apenas uma guerra.
    Mas todas essas coisas serão apenas como as primeiras dores de um parto. (Mateus 24:8)
    Este será um sinal de que o “dia do Senhor” (o período de julgamento) realmente começou. (Apocalipse 1:10; 2 Tessalonicenses 2:2)
    E agora é a hora da reconciliação com Deus.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.