Rússia: “Não planeamos atacar outros países. E não estamos a atacar a Ucrânia”

11

Maxim Shipenkov / EPA

Sergei Lavrov

Não foi possível chegar a um acordo sobre um cessar-fogo. Medvedev deixa aviso ao Ocidente: “Não vai ser fácil voltarem ao nosso mercado”.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Rússia e Ucrânia encontraram-se nesta quinta-feira em Antalaya, na Turquia, para conversações rumo à paz. Mas não houve acordo sobre um cessar-fogo.

“Falámos sobre um cessar-fogo mas nenhum progresso foi alcançado nesse sentido”, disse Dmytro Kuleba, ministro ucraniano.

Os ucranianos queriam um cessar-fogo de, no mínimo, 24 horas para concretizar a evacuação de civis, em corredores humanitários. Mas, de acordo com o ucraniano, o ministro russo Sergey Lavrov “não quis garantir nada nesse sentido”.

Kuleba explicou que Kiev “não pretende cumprir os requisitos” de Moscovo: “Kiev está pronta para soluções diplomáticas para o conflito, mas até agora não surgiu nenhuma”.

O ministro assegurou que a Ucrânia não vai desenvolver armas nucleares e também deixou a garantia de que o seu país não se vai render.

“As autoridades ucranianas vão continuar a proteger o nosso país e o nosso povo. A Ucrânia não se vai render“, reforçou Dmytro Kuleba.

Putin pode encontrar-se com Zelenskyy

Sergey Lavrov repetiu a ideia: a Rússia não está a atacar a Ucrânia, nem vai atacar outros países. Está a defender Lugansk e Donetsk: “Não estamos a planear atacar outros países. Também não estamos a atacar a Ucrânia”.

“Na Ucrânia, nós simplesmente… Explicamos isso muitas vezes: surgiu uma situação que representa ameaças directas à segurança da Federação Russa. A Ucrânia estava a planear um ataque, para Março, à República Popular de Donetsk e à República Popular de Lugansk”, justificou.

Em relação às múltiplas sanções económicas, Lavrov não parece preocupado: “A Rússia lidará sozinha com os problemas económicos. Se a Europa não quiser comprar gás russo, outros comprarão“.

Nesta quinta-feira foi noticiado um ataque aéreo russo a um hospital pediátrico e a uma maternidade. O ministro russo assegura que a maternidade em Mariupol era agora uma base militar ucraniana, sem civis.

Sergey Lavrov revelou também que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está disponível para um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, para discutir “questões específicas”.

“Também sabemos fazer pães com carne”

Dmitry Medvedev também falou sobre as sanções económicas que têm afectado a economia russa, nas últimas dua semanas.

O antigo presidente e antigo primeiro-ministro da Rússia, agora Vice-Presidente do Conselho de Segurança da Rússia, assegurou que a resposta do seu país será “dura”.

E avisou: “Quaisquer que sejam os motivos do êxodo, as empresas estrangeiras devem ter a noção de que não será fácil regressarem ao nosso mercado. Afinal, também sabemos fazer costeletas e pãezinhos, e de excelente qualidade; nós próprios podemos produzir isso”, declarou Medvedev, falando indirectamente sobre a McDonald’s, que suspendeu as operações nos seus restaurantes na Rússia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

11 Comments

  1. “Não planeiam atacar outros países. E não estão a atacar a Ucrânia?” Está visto que é essa a ideia deles, se no entender deles os ataques não são ataques …

    • Exactamente!!
      Se não atacarem outros países como não estão a atacar a Ucrânia, o mundo pode mesmo ficar descansado!…
      É que até parece que já estão a avisar que vão atacar outros paises…
      Enfim, cada vez mais loucos estes russos do regime de Putin.

  2. piada de mau-gosto, esta do Lavrô. se o que estão a fazer na Ucrânia não é um ataque, então um ataque é o quê?!
    quanto a atacar outros países, é ridiculamente óbvio que ele não iria dizer outra coisa! porém, acho muito possível, se não mesmo provável, que depois de despacharem a Ucrânia tratem da Moldova, por causa da Transnitria – e aí não vão ter as dificuldades que têm na Ucrânia.

  3. “Não planeamos atacar outros países. E não estamos a atacar a Ucrânia”
    Entendido. É tudo uma questão linguística… e ainda h´s quem acredite que seja possível negociar acordos de paz, corredores humanitários, etc., etc., como há quem continue a acreditar no pai natal ou que os bebés vêm de França no bico de uma cegonha!
    Mas o que verdadeiramente me incomoda é que nestes “crédulos” estejam incluídos os dirigentes da UE!

  4. Se não estão a atacar a Ucrânia com a devastação que provocam quer em vidas humanas e valores materiais, então poderemos nós dormirmos descansados porque com mimos destes não haverá razão para alarme! Os governantes russos põem o seu país à margem de todas as leis, nova ordem internacional terá que passar a haver pondo estes criminosos bem afastados, vigiados e cercados no seu covil, nada de desvalorizar o que poderá acontecer no futuro por mais manobras que eles procurem em nos convencer serem gente de boa-fé!

  5. ” Sergey Lavrov repetiu a ideia: a Rússia não está a atacar a Ucrânia, nem vai atacar outros países. ”

    Mais outro que só aprendeu a enganar e a desmentir o que toda a gente vê, isto já é “doença hereditária” dos acompanhantes do Presidente.
    Claro que não poderia ser de outra maneira, também tem medo do Putin.

  6. O Sr. Zelenskyy , é de má Fé !………… Impedir Turistas Russos vindos de Camping’s Car’s e mesmo de Aviões , de visitar a bela Ucrânia não é coisa que se faça .

    • Taditos dos russos, são umas vitimazitas, Até aquele atleta que exibiu o simbolo Z no euipamento é um tadito e uma vitima do ocidente e dos ucranianos.

  7. Aqueles russos sofrem é de uma grande esquizofrenia. primeiro achavam que iam ser invadidos pela Nato e pelos USA agora dizem que não estão a atacar a Ucrânia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.