A final da Liga dos Campeões desta época está marcada para São Petersburgo, na Rússia. Mas, com o conflito com a Ucrânia e a iminente possibilidade de uma guerra, a UEFA deve retirar a prova da cidade russa.
EUA, Reino Unido e a União Europeia (UE) anunciaram sanções à Rússia depois de Vladimir Putin ter reconhecido a independência das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, enviando mais tropas para a zona.
Agora é a UEFA que anuncia que está a “monitorizar a situação de perto” e que “qualquer decisão será anunciada na devida altura, se necessário”.
Mas o organismo está a ser pressionado para retirar a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já disse no Parlamento que “não há hipótese de organizar torneios de futebol numa Rússia que invade países soberanos“.
A Secretária da Cultura de Inglaterra, Nadine Dorries, também já manifestou que tem “sérias preocupações” com a organização da final da Liga dos Campeões na Rússia.
“Não vamos permitir que Putin explore eventos no palco mundial para legitimar a sua invasão ilegal da Ucrânia”, apontou ainda Dorries numa publicação no Twitter.
I have serious concerns about the sporting events due to be held in Russia, such as the Champions League Final, and will discuss with the relevant governing bodies.
We won’t allow President Putin to exploit events on the world stage to legitimise his illegal invasion of Ukraine.
— Nadine Dorries (@NadineDorries) February 22, 2022
A UEFA deve tomar uma decisão nos próximos dias.
São Peterburgo já perdeu a final de 2021
A entidade que gere o futebol europeu já foi forçada a mudar o local da final da Liga dos Campeões nas duas últimas épocas, calhando a Portugal recebê-las, devido à pandemia de covid-19.
Em 2021, a final também devia ter sido jogada em São Peterburgo, mas acabou por ser mudada para o Porto. No ano anterior, mudou de Istambul para Lisboa.
A final da Liga dos Campeões está marcada para 28 de Maio.
Entretanto, a UEFA já foi obrigada a adiar o jogo entre o Sporting e o Dínamo de Kiev da Youth League que estava agendado para 2 de Março na capital ucraniana. O jogo foi adiado para 9 do mesmo mês, mas ainda pode sofrer mais alterações.
Nesta altura, já não há clubes russos na Liga dos Campeões, mas o Zenit de São Petersburgo continua na Liga Europa.
A Selecção da Rússia também vai acolher a Polónia nos play-offs do Mundial a 24 de Março e, se ganhar, terá de defrontar a Suécia ou a República Checa a 29 de Março.
A Ucrânia está igualmente nos play-offs do Mundial e vai jogar contra a Escócia e depois, pode enfrentar a Áustria ou o País de Gales.
Acho muito bem que lhe tirem a realização da final champions. Se o país estiver em guerra é muito arriscado andarem por ali os aviões a sobrevoar aquela zona.