UEFA pode tirar (outra vez) a final da Liga dos Campeões da Rússia

1

Manuel Fernando Araújo/ Lusa

A final da Liga dos Campeões desta época está marcada para São Petersburgo, na Rússia. Mas, com o conflito com a Ucrânia e a iminente possibilidade de uma guerra, a UEFA deve retirar a prova da cidade russa.

EUA, Reino Unido e a União Europeia (UE) anunciaram sanções à Rússia depois de Vladimir Putin ter reconhecido a independência das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, enviando mais tropas para a zona.

Agora é a UEFA que anuncia que está a “monitorizar a situação de perto” e que “qualquer decisão será anunciada na devida altura, se necessário”.

Mas o organismo está a ser pressionado para retirar a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já disse no Parlamento que “não há hipótese de organizar torneios de futebol numa Rússia que invade países soberanos“.

A Secretária da Cultura de Inglaterra, Nadine Dorries, também já manifestou que tem “sérias preocupações” com a organização da final da Liga dos Campeões na Rússia.

Não vamos permitir que Putin explore eventos no palco mundial para legitimar a sua invasão ilegal da Ucrânia”, apontou ainda Dorries numa publicação no Twitter.

A UEFA deve tomar uma decisão nos próximos dias.

São Peterburgo já perdeu a final de 2021

A entidade que gere o futebol europeu já foi forçada a mudar o local da final da Liga dos Campeões nas duas últimas épocas, calhando a Portugal recebê-las, devido à pandemia de covid-19.

Em 2021, a final também devia ter sido jogada em São Peterburgo, mas acabou por ser mudada para o Porto. No ano anterior, mudou de Istambul para Lisboa.

A final da Liga dos Campeões está marcada para 28 de Maio.

Entretanto, a UEFA já foi obrigada a adiar o jogo entre o Sporting e o Dínamo de Kiev da Youth League que estava agendado para 2 de Março na capital ucraniana. O jogo foi adiado para 9 do mesmo mês, mas ainda pode sofrer mais alterações.

Nesta altura, já não há clubes russos na Liga dos Campeões, mas o Zenit de São Petersburgo continua na Liga Europa.

A Selecção da Rússia também vai acolher a Polónia nos play-offs do Mundial a 24 de Março e, se ganhar, terá de defrontar a Suécia ou a República Checa a 29 de Março.

A Ucrânia está igualmente nos play-offs do Mundial e vai jogar contra a Escócia e depois, pode enfrentar a Áustria ou o País de Gales.

ZAP //

1 Comment

  1. Acho muito bem que lhe tirem a realização da final champions. Se o país estiver em guerra é muito arriscado andarem por ali os aviões a sobrevoar aquela zona.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.