Apenas 15,91% dos concelhos registaram mudanças no vencedor relativamente a 2019.
O PS venceu nas legislativas de domingo em 36 concelhos ganhos pelo PSD em 2019, enquanto os sociais-democratas conseguiram vencer em 13 concelhos nos quais os socialistas tinham ficado em primeiro nas eleições anteriores. Segundo a Lusa, 15,91% dos concelhos mudaram de vencedor.
Em termos de posicionamento, 41 concelhos mudaram de vencedor, ou 13,31%.
Nesta divisão, juntou-se a votação dos partidos de esquerda (PS, PCP, PEV, BE, Livre, PCTP/MRPP, MAS e PTP), dos partidos de direita (PSD, CDS, Chega, Iniciativa Liberal, Aliança, Alternativa Democráticas Nacional, Ergue-te, MPT e PPM). Ficam de fora os partidos que proclamam não ser direita nem de esquerda – JPP, Nós, Cidadãos, PAN, R.I.R. e Volt.
Os partidos com posicionamento de esquerda venceram em 34 concelhos que tinham sido ganhos pelos partidos de direita em 2019, enquanto o cenário inverso aconteceu em apenas sete concelhos.
// Lusa
O Costa fica com o UNICO, ( talvez em todo o MUNDO ),Orçamento Geral do Estado aprovado por a maioria absoluta do eleitorado Português, fico expectante para ver a Votação do OGE na Assembleia da Republica, ver o Respeito que os Partidos Políticos tem da vontade dos Portugueses, se, da Extrema Esquerda á Extrema Direita aprovarem o OGE não serão coerentes, de uma maneira ou outra terão de explicar aos Portugueses qualquer decisão que escolham, ou a falta de coerência, ou a falta do respeito pelas maiorias, mesmo que absolutas.