O processo de naturalização em tempo recorde do russo Roman Abramovich, que agora tem a cidadania portuguesa, motivou a abertura de um inquérito interno no Instituto de Registos e Notariado (IRN).
Esta investigação interna inicia-se no âmbito da polémica com naturalização “relâmpago” de Abramovich ao abrigo da Lei da Nacionalidade de judeus sefarditas.
O processo de obtenção da cidadania portuguesa terá decorrido de forma mais rápida do que o habitual, o que levantou dúvidas.
Agora, o IRN está a investigar e “já terá ouvido vários trabalhadores e também entidades externas sobre este caso”, segundo avança a Rádio Renascença.
Contudo, o caso de Abramovich não será único e haverá outros processos de descendentes dos judeus sefarditas, sobretudo da comunidade judaica do Porto, a levantarem dúvidas.
A presidente da associação Transparência e Integridade, Susana Coroado, admite, em declarações à Renascença, que pode estar a haver “falta de controlo”. Por isso, sugere uma “auditoria interna” para analisar se poderá haver eventuais “falhas nos procedimentos” adoptados.
À Renascença, Susana Coroado também refere que os processos que levantam reservas no IRN são, habitualmente, aprovados após análise do Ministério da Justiça.
A naturalização portuguesa de Abramovich foi consumada em Abril de 2021 em tempo recorde. O facto de o russo que é dono do Chelsea, clube de futebol inglês, ser uma figura próxima do presidente da Rússia, Vladimir Putin, também apimenta as dúvidas.
O opositor de Putin, Alexei Navalny, acusou Portugal de receber subornos no âmbito do processo.
Abramovich obteve a cidadania portuguesa depois de o Reino Unido não lhe ter renovado o passaporte no seguimento do incidente diplomático com a Rússia, após o a morte de Sergei Skripal por envenenamento.
A nacionalidade portuguesa permite a Abramovich movimentar-se à vontade na União Europeia.
Eu penso que sou de descendência fenícia.
Será que posso obter cidadania libanesa?
Quando vou Tomar cafe de manha ,os funcionarios do cafe sao brasileiros, ope existe uma loja de Chineses e ainda uma merceria de indianos ,mais um barbeiro marroquino ,loja de telemoveis de pakistaneses ! e Toda a gente fala deste senhor por ser RICO ! os outros nao Existem ! motivaçoes politicas da esquerda ,pois se este senhor nao tivesse muito dinheiro nem falavam nele ,como nao falam nos outros