Portugal é o sétimo país do mundo na testagem à covid-19

2

Raminder Pal Singh / EPA

Com o aumento da procura de testes rápidos desde o início de Dezembro, o número de testes feitos diariamente aumentou e a taxa de positividade desceu.

Neste momento, Portugal é o sétimo país a fazer mais testes por cada mil habitantes. Os dados são do site de estatística Our World in Data e foram citados pelo Público,

Na última semana, foram feitos 13,05 testes por cada mil habitantes diariamente, o que equivale a cerca de 130 mil testes por dia. Estes valores incluem testes PCR e testes rápidos de antigénio.

Ultimamente tem-se registado esta subida na testagem muito em parte devido à maior procura nos testes rápidos, já voltaram a ser gratuitos em farmácias e laboratórios que aderiram ao regime excepcional de comparticipação desde 19 de Novembro e que a 1 de Dezembro passaram a ser exigidos para se entrar em lares, hospitais, bares, discotecas, eventos sem lugares marcados e recintos desportivos.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge têm mostrado sucessivos recordes na testagem. De acordo com a nota de domingo do grupo de trabalho que promove a testagem em Portugal , o novo máximo foi atingindo na sexta-feira, 10 de Dezembro, com a realização de 191 718 testes, sendo 141 768 (72%) de antigénio.

Portugal fica assim apenas atrás do Chipre (93,63 testes por mil habitantes), Áustria (36,50), Dinamarca (33,68), Grécia (33,42), Emirados Árabes Unidos (30,54) e Reino Unido (17,48) na testagem.

Já a taxa de positividade em Portugal é de cerca de 3%, sendo a terceira mais baixa deste grupo. Nos Emirados Árabes Unidos, apenas 0,02% dos testes feitos são positivos. Portugal está assim em 44.º lugar a nível mundial neste indicador e em sexto na Europa, atrás do Kosovo (0,46%), do Chipre (0,68%), da Áustria (1,26%), da Grécia (1,47%) e de Malta (2,8%).

.A taxa de positividade nacional tem também descido desde o início de Dezembro, com o aumento da testagem, depois de ter estado acima do limiar de 4% definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças no final de Novembro.

Na incidência cumulativa a 14 dias, que o Our World in Data avalia por milhão de habitantes e não por 100 mil, Portugal tem o quarto valor mais baixo entre os dez países com mais testes diários realizados e fica apenas atrás do Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Israel.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.