Steve Bruce deixou o comando técnico do Newcastle United, recentemente adquirido por um consórcio saudita. José Mourinho e Paulo Fonseca estão entre os possíveis sucessores.
Está encontrada a primeira baixa do Newcastle após a aquisição saudita no início do mês. Steve Bruce deixou o comando técnico do clube inglês.
Após 18 meses de longas conversações e forte contestação, o negócio com o consórcio da Arábia Saudita finalmente concretizou-se, fazendo do Newcastle o clube mais rico do mundo. Prevê-se que os magpies possam ter 240 milhões de euros para gastar em transferências.
O despedimento de Steve Bruce, que estava no Newcastle desde 2019, não está apenas relacionado com a ideia de trazer um técnico de topo mundial. O clube do nordeste inglês ainda não venceu qualquer jogo da Premier League esta época, ocupando o penúltimo lugar da tabela classificativa — com três empates e cinco derrotas.
“Gostaria de agradecer aos jogadores e em particular à minha equipa técnica por todo o trabalho árduo. Houve altos e baixos, mas deram sempre tudo até nos momentos difíceis e devem estar orgulhosos dos seus esforços”, lê-se numa nota de despedida do treinador britânico.
#NUFC can confirm that Steve Bruce has left his position as head coach by mutual consent.
The club would like to place on record its gratitude to Steve for his contribution and wishes him well for the future.
— Newcastle United FC (@NUFC) October 20, 2021
Graeme Jones, que até este momento era treinador adjunto, irá orientar o Newcastle “de forma interina” até ser encontrada uma solução definitiva.
Entretanto, já têm sido equacionados vários nomes para suceder o veterano treinador no cargo. Entre nomes como Steven Gerrard, Arsène Wenger, Rafa Benítez e Antonio Conte, há dois portugueses nesta lista de possíveis sucessores: José Mourinho e Paulo Fonseca.
Mourinho está a fazer um excelente início de temporada ao serviço da AS Roma, ocupando o quarto lugar da Serie A. O emblema da capital soma cinco vitórias e três derrotas neste arranque de época.
No entanto, o técnico romano já assegurou estar “100% focado” no projeto em Itália.
Por sua vez, a Sky Sports escreve que Paulo Fonseca é uma das hipóteses para substituir Steve Bruce em Newcastle. O treinador português está atualmente sem clube, após ter estado duas temporadas ao serviço — precisamente — da AS Roma.