Newcastle pode gastar já 240 milhões em reforços (e cumprir o fair play)

(c) Newcastle United

Amanda Staveley e Mehrdad Ghodoussi, donos do Newcastle

O clube mais rico do futebol deverá mudar bastante o seu plantel. E tem margem para isso.

É a notícia da época no futebol inglês e uma das grandes novidades até no futebol mundial: o Newcastle foi comprado por um consórcio da Arábia Saudia, por mais de 350 milhões de euros, e tornou-se o clube de futebol mais rico do mundo.

Nesta segunda-feira decorreu a apresentação do casal Amanda Staveley e Mehrdad Ghodoussi, os novos líderes do emblema inglês, que apareceram num treino do Newcastle e cumprimentaram os jogadores.

Os outros 19 clubes da Premier League já terão pedido uma reunião urgente para falarem sobre a origem do dinheiro.

A compra concretizou-se depois de os responsáveis do maior campeonato inglês terem assegurado que o reino da Arábia Saudita não iria ter interferência no clube. Mas há dúvidas.

Este fundo de investimentos que comprou o clube estará a ser controlado pelo governo da Arábia Saudita. O responsável Yasir Al-Rumayyan foi indicado para o cargo directamente pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman.

A própria empresária inglesa Amanda Staveley tem um currículo de negócios com países árabes – e já se tinha envolvido na compra do Manchester City por parte de Sheikh Mansour, da família real de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Com ou sem origens suspeitas, o Newcaste tem margem para gastar um pouco mais de 240 milhões de euros em reforços, já nas próximas janelas de transferências. E continuará a cumprir o fair play financeiro.

Kieran Maguire, especialista em finanças ligadas ao futebol, lembrou que as movimentações do Newcastle no mercado, nos últimos três anos (o período analisado para as regras do fair play), foram discretas. O investimento foi baixo, comparando com outros clubes da Premier League.

E apresentou números, no jornal ChronicleLive: “A minha estimativa é de que o Newcastle tem um saldo positivo de 118 milhões de euros, nessas contas do fair play financeiro. Um clube pode ter um saldo negativo de até 124 milhões de euros”.

Por isso, e fazendo contas, mesmo que a nova direcção decida investir 240 milhões de euros (até pouco mais), ainda ficará dentro do limite de 124 milhões de euros em prejuízos.

Edinson Cavani, Philippe Coutinho, Jesse Lingard, Mauro Icardi e James Tarkowski já têm sido nomeados como possíveis reforços do Newcastle. Os treinadores mais comentados são Antonio Conte e Steven Gerrard.

“O Newcastle United merece estar no topo da Premier League. Queremos chegar lá. Vai demorar mas chegaremos lá”, disse Amanda Staveley.

O Newcastle é o penúltimo classificado na Premier League, após sete jornadas.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A UEFA, ou os clubes europeus, deveriam inibir-se de jogar contra equipas cuja proveniência do dinheiro seja estranha. O campeonato inglês tornou-se uma máquina de lavar dinheiro e imagem de pessoas no mínimo questionáveis.

    • Sim? E qual a purificada origem dos dinheiros que permitem ao FCP e SCP acumular centenas de milhões de prejuízos na última década?

RESPONDER

Rio falha discussão interna sobre Orçamento para 2022. Deputados do PSD criticam a ausência

Deputados do PSD reuniram hoje para debater o Orçamento do Estado para 2022, mas sem a presença de Rui Rio. A ausência foi criticada por alguns elementos sociais-democratas. Ao mesmo tempo em que António Costa esteve …

Foi vacinado com AstraZeneca ou Johnson? Dose de reforço vai ser da Pfizer

A vacinação de reforço já está em curso desde dia 11 de outubro, segunda-feira, junto dos residentes e utentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, como lares, e das pessoas com mais de 65 anos …

Governo proíbe menores de 16 anos de assistirem a tourada

Os menores de 16 anos vão deixar de poder assistir a touradas, decidiu o Governo, nesta quinta-feira. A decisão de aumentar a idade mínima para 16 tem origem num "relatório do Comité dos Direitos da …

Mais 777 novos casos de covid-19 e seis mortes nas últimas 24 horas

Portugal registou na quarta-feira seis mortes devido à covid-19 e 777 novas infeções, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado nesta quinta-feira. Segundo o boletim epidemiológico, há em Portugal 321 pessoas internadas, …

OE2022. Marcelo Rebelo de Sousa refere que "empatar tempo é perder o jogo"

O Presidente da República apelou esta quinta-feira a um “esforço de concertação” entre os decisores políticos, considerando que “não se trata de ceder nos princípios”, mas em aproveitar a oportunidade que o país tem para …

Caso Meco. Dux e Lusófona absolvidos de indemnizar famílias das vítimas

O ex-dux da Universidade Lusófona e a instituição de ensino foram absolvidos, esta quinta-feira, de pagar o pedido de indemnização que tinha sido movido pelas famílias das vítimas. Segundo avança o jornal online Observador, o Tribunal …

Costa põe na agenda bandeiras de Esquerda - e mostra-se disponível para negociar OE com "humildade"

O primeiro-ministro apareceu à última hora na reunião do grupo parlamentar do PS, acompanhado pelo ministro das Finanças, para explicar aos deputados o Orçamento do Estado para 2022 que está em risco de chumbo, depois …

Caos jurídico e mar de papéis. Juíza de mãos atadas com a estratégia de Sócrates

O mar de papéis, de recursos e de requerimentos do processo que implica José Sócrates está a complicar a vida à justiça, e não há luz ao fundo do túnel quanto ao momento em que …

"Legionella" detetada em balneários de pavilhão de escola em Portalegre

A bactéria foi detetada na água dos chuveiros de um balneário do pavilhão desportivo da Escola Secundária Mouzinho da Silveira, em Portalegre, mas “não há nenhum caso da doença", revelou o diretor do estabelecimento escolar. Em …

Diocese de Viseu está a investigar duas suspeitas de abuso sexual

A diocese de Viseu está a investigar dois casos de suspeita de abuso sexual de menores cometidos por membros da Igreja Católica. De acordo com o jornal Público, que avança a notícia esta quinta-feira, um dos …