/

Newcastle pode gastar já 240 milhões em reforços (e cumprir o fair play)

3

(c) Newcastle United

Amanda Staveley e Mehrdad Ghodoussi, donos do Newcastle

O clube mais rico do futebol deverá mudar bastante o seu plantel. E tem margem para isso.

É a notícia da época no futebol inglês e uma das grandes novidades até no futebol mundial: o Newcastle foi comprado por um consórcio da Arábia Saudia, por mais de 350 milhões de euros, e tornou-se o clube de futebol mais rico do mundo.

Nesta segunda-feira decorreu a apresentação do casal Amanda Staveley e Mehrdad Ghodoussi, os novos líderes do emblema inglês, que apareceram num treino do Newcastle e cumprimentaram os jogadores.

Os outros 19 clubes da Premier League já terão pedido uma reunião urgente para falarem sobre a origem do dinheiro.

A compra concretizou-se depois de os responsáveis do maior campeonato inglês terem assegurado que o reino da Arábia Saudita não iria ter interferência no clube. Mas há dúvidas.

Este fundo de investimentos que comprou o clube estará a ser controlado pelo governo da Arábia Saudita. O responsável Yasir Al-Rumayyan foi indicado para o cargo directamente pelo príncipe herdeiro saudita, Mohammad bin Salman.

A própria empresária inglesa Amanda Staveley tem um currículo de negócios com países árabes – e já se tinha envolvido na compra do Manchester City por parte de Sheikh Mansour, da família real de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Com ou sem origens suspeitas, o Newcaste tem margem para gastar um pouco mais de 240 milhões de euros em reforços, já nas próximas janelas de transferências. E continuará a cumprir o fair play financeiro.

Kieran Maguire, especialista em finanças ligadas ao futebol, lembrou que as movimentações do Newcastle no mercado, nos últimos três anos (o período analisado para as regras do fair play), foram discretas. O investimento foi baixo, comparando com outros clubes da Premier League.

E apresentou números, no jornal ChronicleLive: “A minha estimativa é de que o Newcastle tem um saldo positivo de 118 milhões de euros, nessas contas do fair play financeiro. Um clube pode ter um saldo negativo de até 124 milhões de euros”.

Por isso, e fazendo contas, mesmo que a nova direcção decida investir 240 milhões de euros (até pouco mais), ainda ficará dentro do limite de 124 milhões de euros em prejuízos.

Edinson Cavani, Philippe Coutinho, Jesse Lingard, Mauro Icardi e James Tarkowski já têm sido nomeados como possíveis reforços do Newcastle. Os treinadores mais comentados são Antonio Conte e Steven Gerrard.

“O Newcastle United merece estar no topo da Premier League. Queremos chegar lá. Vai demorar mas chegaremos lá”, disse Amanda Staveley.

O Newcastle é o penúltimo classificado na Premier League, após sete jornadas.

Nuno Teixeira, ZAP //

3 Comments

  1. A UEFA, ou os clubes europeus, deveriam inibir-se de jogar contra equipas cuja proveniência do dinheiro seja estranha. O campeonato inglês tornou-se uma máquina de lavar dinheiro e imagem de pessoas no mínimo questionáveis.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.