O Príncipe William disse esta quinta-feira que os bilionários envolvidos na corrida do turismo espacial deveriam concentrar-se na resolução dos problemas ambientais que o nosso planeta enfrenta.
O Príncipe William criticou Jeff Bezos, a pessoa mais rica do mundo, Elon Musk e o britânico Richard Branson, que estão a competir para inaugurar uma nova era de viagens espaciais comerciais privadas.
“Precisamos de alguns dos maiores cérebros e mentes do mundo fixados na tentativa de reparar este planeta, não na tentativa de encontrar o próximo lugar para ir e viver”, disse William sobre a corrida espacial, em declarações à BBC.
A entrevista surge depois de Musk ter falado sobre futuras missões a Marte e Bezos ter descrito o seu voo espacial inaugural em julho como parte da construção de uma estrada para o espaço “para que os nossos filhos possam construir um futuro”.
“Precisamos de fazer isso para resolver os problemas aqui na Terra”, disse Bezos, que na quarta-feira celebrou o envio do ator do Star Trek William Shatner para o espaço na sua Nova Nave Espacial Shepard.
Falar sobre questões relacionadas com o ambiente tem-se tornado característico da família real britânica e William, de 39 anos, está a seguir os mesmos passos.
Carlos, o herdeiro ao trono e pai de William e Harry, apela para que se tome ação para travar as alterações climáticas e os danos ambientais, muito antes de a questão se ter tornado dominante.
“Tem sido um caminho difícil para ele. Ele tem tido um percurso realmente difícil e penso que está provado que está bem à frente da curva”, disse William, citado pela Reuters.
No entanto, para o príncipe, não faz sentido que uma terceira geração tenha de continuar a falar do mesmo assunto.
“Para mim, seria um desastre absoluto se o George [o seu filho mais velho] estivesse aqui sentado, daqui a uns 30 anos, seja o que for, ainda a dizer a mesma coisa, porque nessa altura já será demasiado tarde”, disse.
A resposta pessoal do príncipe a este problema foi a criação do Prémio Earthshot, que visa encontrar soluções através de novas tecnologias ou políticas para os maiores problemas ambientais do planeta.
Os primeiros cinco vencedores, que irão receber 1 milhão de libras, serão anunciados numa cerimónia a realizar no domingo.