O Ministério Público acusou de nove crimes de ofensa à integridade física qualificada um agente da PSP de Braga que lançou gás pimenta durante uma manifestação de alunos na Escola Secundária Alberto Sampaio, naquela cidade, em janeiro de 2013.
Segundo nota hoje publicada no site da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, o Ministério Público considerou indiciado que o arguido, “sem aviso prévio, sem solicitar a opinião de colegas e sem ordem superior, pulverizou os manifestantes com gás pimenta”.
Nove alunos foram atingidos, tendo sofrido “ardor e irritação dos olhos, da boca e da pele da cara”.
Os factos remontam à manhã do dia 18 de janeiro de 2013 e registaram-se no parque de estacionamento da Escola Secundária Alberto Sampaio, por ocasião de uma manifestação de alunos contra a decisão do Ministério da Educação que determinava a sua integração no Agrupamento de Escolas de Nogueira.
Nesse mesmo dia, o comando nacional da PSP admitiu a utilização de gás pimenta, alegando que o objetivo foi evitar uma operação “mais musculada”.
Durante a manifestação, os portões da escola foram fechados a cadeado.
Segundo o comando nacional da PSP, quando os agentes de Braga chegaram ao local “foi necessário passar pelo cordão de alunos que se encontravam a obstruir a passagem”, de forma a garantir que os bombeiros “teriam acesso ao portão para cortar o cadeado”.
“Durante esta intervenção, alguns alunos agarraram-se aos polícias na tentativa de os demoverem dessa intenção, cercando-os posteriormente. Para evitar a necessidade de intervenção com bastões de ordem pública, foi utilizado por um polícia gás pimenta, para cessar os actos referidos”, explicou a PSP.
Para o comando da PSP, a intervenção “foi feita na medida e proporção a evitar uma intervenção mais musculada”.
/Lusa
Mas o que é isto, perseguição às forças de segurança? Qualquer dia mais vale nem sairem das esquadras.
Estou de acordo com o comentário anterior. Sr.Gurdas da PSS,GNR e outras forças policiais. Não saisãm dos quarteis ou esquadra e dediquem-se a jogar às damas. Entreguem as armas, bastões,gaz pimentas, tazers e outros meios de defesa e segurança publica pois os senhores juizes e os papás dos meninos não gostam que lhes batam. São meninos exemplares que se atiram aos agentes de autoridade mas quer uns quer outros quando se vêm aflitos só sabem chamar ” Ó da guarda”. E esta heim? Já agora, força Agente Helmano, creia que tem o apoio de muita gente e não se esqueça, quando iniciar qualquer perseguição policial, só utilize “fisga” ou tente acertar com “cuspe” mas não na cara pois também pode ser incomodado.
Talvez o bastão tivesse sido a solução…
Facto: Dentro de certos sectos considerados “ordens secretas”(satanicas) no nosso governo, policias são chamados de cães, pois essas mesmas “ordens” sabem que um policia nada mais é que um SO(Seguidor de Ordens) ao serviço da Elite. Cada Humano que entra para a força policial deve ter em conta que é um inimigo claro do povo e que chegará a altura em que o povo o irá considerar como tal.
Pergunta: Quem é pior? Aquele que manda matar ou bater, ou aquele que mata ou bate?
O Português cada vez mais anda a ficar acéfalo.. “O povo é Sereno” é sereno e acredita no que o mestre dos escravos lhes serve em propaganda..