À medida que a crise económica provocada pela pandemia se perpetua, há cada vez mais pessoas em situação de pobreza e sem dinheiro para comer.
A fotografia escolhida para ilustrar a capa do jornal Extra, editado no Rio de Janeiro, de dia 29 de setembro, última quarta-feira, chocou o país, colocando-o frente-a-frente com a sua realidade de pobreza e caos social. Na imagem, indivíduos vasculham as traseiras de um camião repleto de carcaças de animais que as transportava para uma fábrica de produção de comida para animais.
Em declarações ao jornal, José Divino Santos, condutor do camião, referiu que, perante aquele cenário, a sua vontade em alguns dias é “apenas chorar“. “Antes as pessoas vinham aqui e podem alguns ossos para os seus cães. Agora, elas imploram por ossos para cozinhas refeições para elas próprias e para as famílias.”
Denise de Silva, com 51 anos, é uma das pessoas nesta situação. Com cinco filhos e 12 netos para alimentar — o seu companheiro recentemente —, o desespero e a necessidade são inegáveis. “Há muito tempo que não vejo um bocado de carne, talvez desde o início da pandemia… Estou tão grata por isto”, disse ao jornalista que assina a peça. De facto, a relação entre a situação social a que o país chegou e a pandemia estão à vista de todos — assim como a má, ou inexistente, gestão que o governo de Bolsonaro implementou, tanto do ponto de vista económico como humano.
“Antes as pessoas passavam aqui e pediam um pedaço de osso para dar pros cachorros. Hoje elas imploraram por um pouco de ossada pra fazer comida. O meu coração doi” – José Divino, motorista do caminhão dos ossos pic.twitter.com/cx6mtKeue5
— Cecília Olliveira (@Cecillia) September 29, 2021
De acordo com o Inquérito Nacional sobre a Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, revelou que 19 milhões de brasileiros experienciaram fome desde o início da pandemia, a qual matou mais de 600 mil pessoas no país desde março de 2020, lembra o The Guardian.
Perante estes números, a população já começou a demonstrar o seu descontentamento, com milhares a saírem à rua no sábado para acusar diretamente Jair Bolsonaro e as suas políticas pelo atual estado do país.
“É desumano“, afirmou Alex Frechette, um artista de 43 anos, também ao jornal Extra. Já José Manuel Barbosa, um decorador de profissão com 63 anos e participante na manifestação, é vocal nas críticas ao presidente do país, atribuindo-lhe as culpas da situação de fome que ali se vive.
“As coisas estão muito difíceis. Algumas pessoas estão a comer ossos. Outros não têm nada para comer de todo”, explicou. Já Rosa Silva, de 53 anos, escolhe a palavra “desgraça” para classificar o Brasil de hoje. A vendedora de rua recebe uma ajuda governo de 150 reais, cerca de 24 euros, para alimentar os seus oito netos.
Apesar de já documentar, através das suas lentes, a realidade brasileira há décadas, as fotografias tiradas na última semana não deixaram de impressionar Domingos Peixoto, que afirmou não ter conseguido dormir nos dois dias que se seguiram aos registos por “estar a processar” o que viu.
Paralelamente, o fotojornalista também diz ter dificuldade em lembrar-se de uma altura em que fosse possível ver tantos sem-abrigo nas ruas do Rio de Janeiro.
“As pessoas estão a cozinhar com madeira — e não são só os sem-abrigo — e nós temos temos de arranjar uma maneira de contar estas histórias para tentarmos ajudar estas pessoas de alguma forma”, explicou.
Para além do que ficou registado fotograficamente, há uma outra imagem que Peixoto decidiu não fazer: a do sorriso de um homem que, ao ver a chegada do camião percebeu que teria “alimento” para os dias que se seguiam. “É daquelas fotos que se tiram com os olhos e ficam guardadas no coração“, explicou.
Tal como desde novembro 2020, “vitória” de Biden nas eleições, deixaram de promover diariamente os números da pandemia nos EUA (parece que a pandemia desapareceu), também se Bolsonaro perder as eleições, deixa de haver pandemia e miséria no Brasil. É só política. Actualmente, jornalismo = activismo.
Ou nunca aconteceu :/
Albertina, espero que esteja a ser irónica.
Sim, sim, Trump; já sabemos que a Terra é plana!…
Entretanto, no Brasil do Bolsonaro:
“Desigualdade aumenta no Brasil, e 1% da população concentra 50% da riqueza.”
UOL 24/06/2021
A Fome extrema tinha sido erradicada no Brasil com os governos de Lula e Dilma e agora voltou com o desgoverno do Bolsonaro, uma pessoa sem qualidades humanas nenhumas e o pior presidente que o Brasil alguma vez teve. Quanto aos negacionistas da Pandemia, a Ciência e a maioria da população tem dado resposta à vossa ignorância.
Engraçado que o Bolsonaro dizia que se fechasse o Brasil muitos morreriam à fome…
O Bolsonaro tinha razão, mas não se faz referência a isso…
A comunicação social é sectária e está completamente vendida!
Só se pedia isenção, mas isso foi/é impossível!
Mais um da manada alienada, incapaz de perceber a realidade que o rodeia:
“Desigualdade aumenta no Brasil, e 1% da população concentra 50% da riqueza.”
UOL 24/06/2021
E o bolsonaro fechou o brasil ??? Que eu saiba não.. manteve a sua teoria e o resultado é o que se vê. O Brasil tornou-se um caso de estudo de como não se deve gerir uma pandemia.
Então as coisas estão mal… mas o rapaz tem 5 filhos?? Pois… talvez tenha que parar com isto de ter filhos e ñ ter dinheiro para sustentar
Agora fiquei “confusocomaresposta”.
Então será que esta inteligência suprema não sabe que, desde sempre, é nas classes mais pobres que nascem mais crianças? Temos que lhe contar essa parte da História Humana.
Se fosse com o contributo reprodutivo dos mais ricos, a espécie humana já tinha acabado há milhares de anos.
Haja paciência para ler estas coisas!…
E o que se que pode esperar, quando 1% da população tem METADE da riqueza de um país?!
O Brasil do Bolsonaro:
“Desigualdade aumenta no Brasil, e 1% da população concentra 50% da riqueza.
Brasil está apenas atrás da Rússia na comparação dos ganhos do topo da pirâmide em relação ao restante da população.”
UOL 24/06/2021
Quem votou no Bolsonaro que se vire. Quem não votou está a ver confirmado o que acontece quando se entrega o país a um gangster.
Desde a “gripizinha” à forma totalmente inconsciente e irresponsável como esse animal geriu a pandemia, passando por recomendações de injectar lixívia… 4 substituições de Ministro da Saúde e mesmo assim sempre em contradição com ele, desvios de dinheiro, infiltração na polícia, enfim… Os resultados estão à vista e estou certo de que o Brasil rejubila de satisfação com o facto deste Nazi ter tirado do poder os corruptos do PT. Mas espera… Lula foi absolvido e o Juiz Moro já admitiu ter sido desonesto pela forma como tentou tramar o Lula.
Bolsonaro prapara-te… Vais levar uma tosa tão grande do Lula, nas eleições!..
Viram isso agora: incrível que nos mais de 10anos de PT muitos padeceram em condições piores e ninguém fez caso.
Repense.
Sim? Nos primeiros seis anos de Lula, o Brasil teve um desenvolvimento sem paralelo. Não sou quem o diz, foram organizações internacionais reconhecidas. E havia esperança, coisa que os brasileiros nunca tiveram. O problema do Brasil é a inexistência de práticas políticas democráticas, um bocado como Portugal, só que nós vivemos na Europa da UE. O PT foi um movimento que cavalgou o fenómeno Lula, não estava preparado para governar e com o sucesso no acesso ao poder, foi tomado de assalto por oportunistas e no Brasil, poder significa o acesso a privilégios e lucros pessoais, vulgo corrupção. O Brasil é um país governado por NOMES, não por ideias políticas, os partidos são como marcas de sabonetes, a qualidade só existe na embalagem. Porém, há uma diferença brutal entre Lula e Bolsonaro, o primeiro é honesto e o segundo não. Lula foi o Brasil dos mais pobres e desfavorecidos, dos explorados, Bolsonaro é um títere daqueles que sempre esfolaram os brasileiros. E com o apoio “religioso” dos evangélicos, o instrumento dos USA para colonizar o Brasil.
Lula era honesto? Condenado em segunda instância por corrupção, meu caro. Acorda.
Ó meu triste, onde ouviste falar da absolvição do Lula ???
Ó meu triste onde ouviste o Moro dizer semelhante disparate ???
O lula sim está em vias de extinção, não consegue reunir mil pessoas quanto mais dar uma tosa em quem quer que seja.
Processo a processo, Lula tem sido ilibado de todas as acusações. Moro acusou e prendeu Lula com provas falsas para o tirar da corrida eleitoral, o eleger o troglodita do Bolsonaro. Além das provas falsas, e esquecendo que era o Juiz do processo, combinava as acusações com o promotor do Ministério Público para condenar Lula. Não esquecemos a VazaJato. O Moro pensava que era um grande herói e até estava para concorrer à presidência do Brasil, mas agora vê-se alvo do descrédito geral e a prisão até chama por ele. Enquanto isso Lula é o candidato mais bem posicionado para ganhar as próximas eleições e os apoiantes de Bolsonaro vão ter que engolir a derrota.
Meu Deus quanta besteira, em que mundo de ilusão esquerdopata vc vive ?
Tanto disparate nem merece comentário, só dou conversa a pessoas que tenham mais de 3 neurónios.
Tem razão, Pedro. A verdade é que o Brasil foi profundamente roubado no governo do PT. Distribuiram bilhões para ditaduras de esquerda, como Cuba, Venezuela e Nicarágua, construíram estádios superfaturados para Copa e Olimpíada e voltaram as costas para a saúde e a educação, principalmente a última. Democratizaram o analfabetismo. Só quem mamava nas tetas do governo quer a volta de Lula e seus asseclas.
Por mais que pareça incrível o Brasil parece condenado à desgraça, não há governante sério e competente que assuma as rédeas do país e segundo consta parecem estar preparados para pôr de novo o Lula como presidente, não haverá homem ou mulher mais competente nesse país para assumir tal cargo? Saem de um atoleiro, metem-se noutro de seguida, pobre sorte!
Quem governa o Brasil não é o Presidente, o verdadeiro governante é o STF – Supremo Tribunal de Federal. Toda esta miséria é consequência do “fique em casa”, da maioria dos Governadores e dos Prefeitos fecharem todo o tipo de pequeno e médio comércio e milhões de trabalhadores independentes (formais e informais). Com a excepção das empregadas domésticas, porque tinham que limpar a casa e cozinhar para os “fica em casa).
Não adianta mostrar a um cego que não quer ver.
Mas leu as narrativas absurdas apresentadas acima?
Um condenado absolvido, não deixa de ser condenado.
Mas cada um compra uma narrativa e vive a esta ‘verdade’.
Mas a utopia que foi apresentada foi Muito boa; texto bonito com ideias fantásticas.. Desses militantes.. Claro não perca tempo debatendo com pessoas que não conseguem discernir ideias.
(Estou evitando ser ‘atacada’.. Reflita. Obrigada.
Será que a tal “Menina Brasileira” que aponta o dedo a Portugal em termos de a maior crise, não está chocada com esta situação no seu próprio País ????