A sonda indiana Mangalyaan entrou na órbita de Marte à primeira tentativa, convertendo o país asiático na quarta potência a conseguir o feito, anunciou o primeiro-ministro Narendra Modi.
“A Índia chegou com sucesso a Marte. Parabéns a todos, a todo o país. Hoje foi feita história”, disse o primeiro-ministro a partir da missão de controlo da organização indiana de pesquisa espacial, no sul da Índia.
A agência espacial indiana confirmou o êxito, à primeira tentativa, da sua primeira sonda marciana, que partiu da Terra a 5 de novembro, e que 300 dias depois chega a Marte, a 225 milhões de quilómetros de distância.
O êxito da missão coloca a Índia no restrito clube dos exploradores do Planeta Vermelho: EUA, Europa (ESA) e Rússia. O Japão e a China falharam as suas tentativas de chegar a Marte.
O satélite vai estudar a superfície, topografia e atmosfera do planeta e vai centrar a sua pesquisa na busca de metano, um dos indicadores da existência da vida.
A sonda foi construída em tempo recorde, com um orçamento de apenas 57 milhões de euros – um décimo do custo da sonda norte-americana MAVEN, que chegou a Marte na segunda-feira, e menos que a produção do filme “Gravity”, com George Clooney e Sandra Bullock, que custou 78 milhões de euros.
ZAP / Lusa
93m/h nao deixa de ser uma velocidade considerável!!
670 kms ???
Oh….afinal Marte fica pertissimo.A lua fica mais longe.