A Índia lançou hoje com sucesso a sua primeira missão a Marte, com o objetivo de se tornar o primeiro país da Ásia a alcançar aquele planeta, tendo a partida sido registada às 14:38 locais (09:08 em Lisboa).
O lançamento do satélite que navegar na órbita do chamado planeta vermelho foi transmitido em direto pelas televisões locais a partir do Centro Espacial Satish Dhawan en Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh.
A nave Mangalyaan – veículo de Marte, de 1.350 quilos, vai manter-se em órbita terrestre até 1 de dezembro, altura em que começará uma viagem de 300 dias até àquele planeta, onde deverá chegar a 24 de setembro de 2014, depois de percorrer 400 milhões de quilómetros.
Caso a missão, que custou 54 milhões de euros, seja bem sucedida, a Índia passará a ser o primeiro país a conseguir alcançar o planeta vermelho à primeira tentativa. Recorde-se que a última tentativa levada a cabo pela China de alcançar Marte, inserida na missão russa Phobos-Grunt foi interrompida quando a nave caiu no Oceano Pacífico.
A Mangalyaan foi enviada com o objectivo de mapear a superfície terrestre, recolher dados sobre sistemas metereológicos e ainda procurar a presença de gás metano, um sinal de que o planeta poderia suportar condições de vida.
O nome dado à nave, Mangalyaan, tem uma origem muito indiana, Mangal Grah (Mangal significa Marte e Grah, planeta).
Renata Castro, ZAP / Lusa