É no Texas que se situa o novo quartel militar impresso em 3D. O edíficio é o maior deste tipo na América do Norte e irá abrigar 72 estagiários.
Nos últimos anos a impressão 3D tem captado cada vez mais adeptos, que usam a técnica para a construção de infraestruturas.
Casas, escolas, pontes e implantes já foram elaborados através deste processo, mas agora foi a vez das Forças Armadas do Texas abrigarem a maior estrutura impressa em 3D da América do Norte.
Projetado pela Logan Architecture, o quartel foi construído através do uso do sistema de construção Vulcan da gráfica Icon.
Com uma área de 353 metros quadrados, o quartel é grande o suficiente para abrigar 72 estagiários na base militar. “Guardas de todo o Texas vêm a Camp Swift para treinar e mobilizar-se”, referiu o Coronel Zebadiah Miller, em comunicado à imprensa.
Durante o processo, a gráfica Icon usou um material de construção muito específico. Através do uso da sua impressora Vulcan de última geração, a empresa provou que pode construir estruturas permanentes em velocidade aumentada, o que pode facilitar a vida dos militares dos EUA.
A tecnologia está agora a ser avaliada para ser usada na construção rápida de instalações para soldados em locais implantados, ao mesmo tempo que se economiza nos custos.
A empresa também quer implantar a tecnologia nas instalações da Guarda Nacional, que realiza missões de socorro durante desastres naturais.
Em comparação com os métodos de construção tradicionais, a impressão 3D pode oferecer construções mais rápidas e com custos reduzidos, ajudando assim as comunidades locais no desenvolvimento dos seus projetos, destaca a empresa no seu comunicado à imprensa.
Segundo noticia o Interesting Engineering, o projeto foi financiado pelos contratos de Aumento do Fundo Estratégico de Pesquisa para Inovação em Pequenas Empresas, para os quais o Departamento Militar do Texas contribuiu. A instalação foi inaugurada no início deste mês e irá começar a receber estagiários a partir do próximo outono.
“O Texas tornou-se num centro de gravidade tecnológico dentro da nação”, destaca a General Tracy Norris, Ajudante Geral do Texas.
O TechCrunch noticiou na semana passada que a receita da gráfica Icon tem crescido cerca de 400% a cada ano desde a sua criação em 2018. A startup triplicou a sua equipa no ano passado, atingindo a referência de mais de 100 funcionários.
Estes dados mostram que muitas pessoas e organizações estão a perceber os benefícios da impressão 3D como uma ferramenta de construção, o que pode fazer com que esta se torne numa tecnologia de futuro.