/

Moedas quer demissão de Medina por alegado envio de dados à Rússia

9

photos / Flickr

O ex-comissário europeu Carlos Moedas

O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse esta quarta-feira que o presidente Fernando Medina terá de se demitir, caso se confirme que a autarquia enviou para a Rússia dados de três pessoas que participaram numa manifestação anti-Kremlin.

“A confirmar-se, Fernando Medina só terá uma saída: a demissão”, afirmou Carlos Moedas, numa publicação na rede social Twitter.

O Expresso e o Observador avançaram que a Câmara de Lisboa fez chegar às autoridades russas os nomes, moradas e contactos de três manifestantes russos que, em janeiro, participaram num protesto, em frente à embaixada russa em Lisboa, pela libertação de Alexey Navalny, opositor daquele Governo.

Na mesma publicação, o candidato do PSD defendeu que Lisboa tem que ser “uma cidade de liberdade, onde se celebra e defende a democracia”.

Por sua vez, o presidente da distrital de Lisboa do PSD, Ângelo Pereira, afirmou que Fernando Medina “pode ter assinado uma sentença” aos cidadãos em causa.

Foi uma traição da Câmara Municipal de Lisboa e demonstra uma inaptidão básica de Fernando Medina. Lisboa e Portugal Merecem mais. Os portugueses e os lisboetas merecem melhor qualidade nos seus protagonistas”, considerou, numa publicação no Facebook.

Segundo o Observador, a Câmara Municipal de Lisboa terá enviado por email os nomes e moradas de três pessoas que organizaram uma manifestação anti-Putin às autoridades russas. Os visados, diz o jornal, vão avançar para a justiça e garantem ter “medo”.

O caso terá ocorrido em janeiro de 2021, altura em que três cidadãos de nacionalidade russa (dos quais dois com dupla nacionalidade portuguesa) organizaram uma manifestação contra o regime de Moscovo a propósito da detenção do ativista Alexei Navalny, num protesto que decorreu junto à embaixada.

Para terem autorização para organizar a manifestação, os promotores tiveram de enviar os dados pessoais para a Câmara Municipal, que os deveria então fazer chegar à PSP e às autoridades competentes. No entanto, a autarquia terá enviado também estes dados para a embaixada russa em Lisboa e para o Ministério dos Negócios Estrangeiros russos.

A autarquia reconheceu entretanto o erro, já fez uma auditoria interna e, ao que apurou o jornal, está desde então a aplicar novos procedimentos.

ZAP // Lusa

9 Comments

  1. Uuuuuh…. O Medina é um espião russo…. Uuuuuh…. Parece um filme de espiões. Mas não é! O que isto é é ridiculo! O Medina é incompetente e isso já se viu perfeitamente, mas o Moedas… Será que ele é espião americano? Deixem-se de tretas e interesssem-se por notícias que são realmente importantes. Não me estou a referir ao ZAP mas á comunicação social que resolveu dar importância a uma coisa verdadeiramente absurda. Vamos lá escrever sobre coisas que realmente importam e são verdadeiras!

    • Caro leitor,
      Esteja ou não a referir-se diretamente ao ZAP, quando se refere à comunicação social, está a fazê-lo.
      Entretanto, note por favor que, hoje mesmo, o ZAP deu notícia de que o presidente da Câmara de Lisboa veio pedir desculpas pelo sucedido e assumir o “erro lamentável.
      Parece, portanto, que “esta coisa” é verdadeira.
      Já se é importante ou não, compete-lhe a si formar a sua opinião, e deixar aos restantes leitores formarem a deles.
      Ao ZAP (e à comunicação social) compete noticiar o assunto, e dar aos leitores essa escolha.

  2. Pensa o Medina que com um simples pedido de desculpas limpa a sua consciência e, pior ainda, as consequências dos seus atos. Ainda vem com historinhas da implantação da república e do 25 de abril que “foi ali perto”! Ridículo! Não pode ser apenas demitido, tem que ser responsabilizado de outra forma!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.