Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, recusou ser o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Porto.
Esta decisão, noticiada pelo Público, surge pouco mais de 24 horas depois de ter sido escolhido e convidado a ser o cabeça de lista socialista à Câmara do Porto.
“Recebi com orgulho o convite do presidente da federação distrital do Porto do PS para encabeçar a candidatura à Câmara Municipal do Porto, contudo, após reflexão cuidada, declinei hoje o convite que me foi endereçado”, afirma Eduardo Pinheiro num breve comunicado ao qual o Público teve acesso.
O político havia sido convidado na terça-feira, após uma reunião realizada de manhã em que participaram o secretário-geral adjunto do PS, José Luis Carneiro, o presidente da Federação Distrital do Porto, Manuel Pizarro, e o presidente da Comissão Política Concelhia do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro.
Segundo informações avançadas pelo mesmo jornal, o nome de Eduardo Pinheiro, de 42 anos, não terá sido bem acolhido pelas estruturas distritais dos socialistas.
Entre janeiro de 2017 e maio de 2019, Pinheiro exerceu o cargo de presidente da Assembleia Geral do Metro do Porto e em dezembro de 2018 foi eleito vice-presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia do Porto.