Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, é o candidato do PS ao Porto

Estela Silva / Lusa

Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade

Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, é o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto, avança o jornal Público.

Tardou, mas a decisão está tomada: Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, é o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto, segundo apurou o Público.

Com esta decisão, o primeiro-ministro, António Costa, vai ser obrigado a substituir o secretário de Estado do Ambiente do seu Governo.

Eduardo Pinheiro, que irá defrontar Rui Moreia nestas eleições, tem experiência autárquica, uma vez que já ocupou o cargo de presidente da Câmara de Matosinhos, agora liderada por Luísa Salgueiro.

Já esta terça-feira de manhã, a TSF avançava que o candidato socialista não seria José Luís Carneiro. O coordenador autárquico mostrou-se indisponível e invocou a responsabilidade na condução do processo eleitoral autárquico nacional para não entrar na corrida.

Também Tiago Barbosa Ribeiro, que chegou a ponderar candidatar-se à presidência da Câmara do Porto, está fora da corrida. O deputado decidiu afastar-se perante a indefinição do PS, que tarda em anunciar um candidato para avançar contra Rui Moreira.

A 14 de maio, Rui Rio, líder social-democrata, acusou o PS de desistir de ganhar o Porto e de ir a jogo “com as reservas” nas autárquicas porque António Costa “apoia Rui Moreira”.

“Nestas eleições do Porto em 2021, o PSD tem uma responsabilidade acrescida. O PS desistiu de ganhar o Porto, porque António Costa [líder do PS], na prática, apoia Rui Moreira [independente e atual presidente da Câmara] e, por isso, o PS nesta eleição vai apenas fazer figura de corpo presente”, disse, na altura.

Por sua vez, o secretário-geral adjunto do PS considerou que o PSD “não está confortável com a escolha que fez” para a Câmara do Porto. “Mostra que o PSD não está confortável com a escolha que fez e está com medo do candidato ou candidata que venha a aparecer do PS”, disse José Luís Carneiro.

Na ocasião, sem revelar se seria ou não candidato pelo PS, Carneiro reforçou que a escolha dos candidatos socialistas “reveste-se de grande importância e significado” no Porto e em qualquer cidade do país.

Liliana Malainho //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ZAP, “António Costa, vai ser obrigado a substituir o secretário de Estado do Ambiente do seu Governo.”??!! Gostava mesmo muito que o substituíssem, mas de certeza que era este secretário de estado que queriam dizer ou escapou-vos o dedo para a verdade?

RESPONDER

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …