/

U.Porto é a universidade portuguesa mais bem classificada na lista das melhores do mundo

1

Manuel de Sousa / Wikimedia

Edifício da antiga Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, agora Reitoria da Universidade, na “Praça dos Leões”

As Universidades do Porto, de Lisboa, a Nova de Lisboa, de Coimbra, do Minho, de Aveiro e a Católica, privada, estão entre as mil melhores do mundo no ranking QS World University 2021.

A Universidades do Porto lidera a zportuguesa de universidades no ranking QS World University 2021, reconhecido como um dos mais prestigiados a nível internacional.

A instituição subiu 62 posições face a 2020 e destacou-se este ano em 295º lugar, a sua melhor posição desde 2018.

O ranking é calculado pela reputação académica e o número médio de citações por docente, aos quais se juntam a reputação entre empregadores, a relação entre corpo docente e estudantes, o rácio de alunos internacionais e de professores internacionais.

Das sete universidades portuguesas presentes na tabela, surgem as portuguesas Nova de Lisboa (431º lugar), Universidade de Coimbra (455º lugar), Universidade do Minho (571º-580º lugares), Universidade de Aveiro (601º-650º lugares) e a privada Universidade Católica Portuguesa (801º-1000º lugar).

A nível internacional, a Universidade de Harvard, em quinto lugar, cai dos três primeiros e apresenta a classificação mais baixa de sempre.

Assim, a Universidade de Oxford está em segundo lugar, e a Universidade de Cambridge e de Universidade de Stanford partilham o terceiro lugar da lista.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) está há 10 anos a liderar a tabela, ininterruptamente, como a melhor universidade do mundo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.