/

Jeff Bezos vai ao espaço a 20 de julho. Será um dos passageiros no primeiro voo espacial da Blue Origin

3

(dr) European CEO

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Jeff Bezos tenciona tornar-se num dos primeiros civis a viajar até ao espaço. O ainda CEO da multinacional de tecnologia norte-americana Amazon vai viajar para o espaço a 20 de julho.

O fundador da Amazon revelou que vai participar, juntamente com o seu irmão, na primeira missão espacial tripulada da Blue Origin, a 20 de julho, 15 dias após deixar o comando da Amazon.

“Desde que tinha cinco anos, sonhei em viajar para o espaço. No dia 20 de julho, vou fazer essa jornada com o meu irmão. A maior das aventuras com o meu melhor amigo”, anunciou o multimilionário num post na rede social Instagram.

Para além do seu irmão Mark, Jeff será acompanhado pelo vencedor de um bilhete que está a ser licitado num leilão que decorre em três fases e que será entregue à melhor oferta – a licitação mais alta tornada pública até agora foi de 2,8 milhões de dólares (cerca de 2,3 milhões de euros).

O dinheiro angariado com este leilão irá reverter a favor da fundação sem fins lucrativos Club For The Future, que está associada à Blue Origin e que promove o ensino da ciência e da matemática junto dos mais jovens.

De acordo com o fundador da Amazon, “ver a terra do espaço” muda o “relacionamento com este planeta, com a humanidade”, acrescentando que é “significativo” levar consigo o seu irmão mais novo.

Esta viagem vai ocorrer cerca de 15 dias depois de Bezos deixar de ser CEO na Amazon, o que está previsto acontecer a 5 de julho.

Se o lançamento correr como planeado, o multimilionário vai derrotar Elon Musk e Richard Branson que também estão nesta corrida às viagens de turismo no espaço. O foguetão New Shepard vai assim tornar-se no primeiro a fazer um voo espacial comercial, diz o Financial Times.

No início de maio, a Blue Origin, fabricante de foguetões fundada por Jeff Bezos, anunciou que escolheu o dia 20 de julho para a sua primeira missão para transportar pessoas ao espaço.

Na altura, a empresa revelou que planeava leiloar um lugar no seu foguetão New Shepard para a viagem de 11 minutos ao espaço.

Esta data coincide com o 52.º aniversário da chegada de Neil Armstrong à lua, apesar de a Blue Origin não o ter mencionado na conferência de imprensa.

O foguetão já descolou e aterrou 15 vezes nas instalações da empresa no Texas, tendo provado que está preparado para o passo seguinte.

Ana Isabel Moura, ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.