/

PRR vai ajudar capitalização de pelo menos 1.300 empresas

O Governo planeia ajudar a capitalizar pelo menos 1.300 empresas através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas admite que o número real seja superior.

O Estado pretende apoiar a capitalização de pelo menos 1.300 empresas com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O documento que foi entregue pelo Governo à Comissão Europeia atribui 1.300 milhões de euros para este fim e o auxílio médio pode rondar, por isso, um milhão de euros por empresa.

Ao Público, contudo, o Ministério da Economia assegura que este valor “é meramente indicativo”, admitindo que muitas empresas “de pequena dimensão” terão necessidades de capitais “muito inferiores”.

“Um número indicativo de, pelo menos, 1.300 empresas é a referência para a vertente mais estratégica da medida de capitalização”, frisa o gabinete do ministro Pedro Siza Vieira, citado pelo jornal.

Assim, esse deverá ser o mínimo de empresas cuja capitalização deverá ser apoiada pelo dinheiro do fundo de recuperação.

“As metas negociadas com Bruxelas prendem-se com um objetivo mínimo que deve ser cumprido, para medidas específicas de quase-capital e capital, de capitalização estratégica ou de apoio a investimento, nomeadamente em parceria com operadores de mercado relevantes”, acrescenta o ministério.

O valor de referência de 1300 empresas com apoio estatal à capitalização estratégica, apontado no PRR, equivale portanto a 0,09% das empresas registadas em Portugal, ou pouco mais de 0,7% das que estiveram no layoff simplificado.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.