//

A primeira eco-casa impressa em 3D “nasceu” em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D. 

O projeto TECLA é inspirado no romance de 1972 intitulado “Cidades Invisíveis” do autor italiano Italo Calvino, que fala sobre uma cidade em contínua construção.

O objetivo espera ligar o tema das casas antigas e atemporais com a tecnologia avançada do século XXI e responder à atual urgência global das mudanças climáticas e à necessidade de métodos de construção sustentáveis no local, eficientes e rápidos, especialmente no contexto de desastres naturais ou o deslocamento de grandes comunidades.

Localizada fora de Bolonha, Itália, numa pequena cidade chamada Massa Lombarda, TECLA é um exemplo pioneiro de construção de moradias de baixo carbono, que quase atinge uma pegada líquida zero, devido ao uso de 100% de matéria-prima de origem local e à redução de desperdícios e resíduos.

“Gostamos de pensar que TECLA é o começo de uma nova história”, afirmou Mario Cucinella, Fundador e Diretor de Criação da Mario Cucinella Architects, de acordo com o New Atlas. “Seria realmente extraordinário moldar o futuro transformando este material antigo com as tecnologias que temos disponíveis hoje. A estética desta casa é o resultado de um esforço técnico e material; não era só uma abordagem estética. É uma forma honesta, uma forma sincera”.

O processo de construção envolve uma fase de escavação e mistura, onde o terreno local é misturado com água e aditivos, antes do início da construção.

Primeiro, os engenheiros analisam as amostras de solo antes de prosseguir com a impressão da estrutura externa da casa.

Dois braços de impressora sincronizados trabalham juntos simultaneamente durante a fase de construção, evitando colisões e garantindo um funcionamento suave. Cada impressora tem capacidade para imprimir uma área de 50 metros quadrados, tornando possível realizar um único módulo de alojamento numa questão de dias.

“O TECLA mostra que uma casa bonita, saudável e sustentável pode ser construída por uma máquina, fornecendo as informações essenciais para a matéria-prima local”, disse Massimo Moretti, fundador da WASP.

O design do TECLA incorpora isolamento térmico, ventilação e colheita de água numa única estrutura.

A forma de cúpula da habitação é uma forma eficaz de fechar o edifício sem a necessidade de estruturas de suporte durante o processo de construção.

Além disso, o design pode ser otimizado para equilibrar massa térmica, isolamento e ventilação, de acordo com locais e condições climáticas diferentes e únicos.

A primeira casa TECLA mede aproximadamente 60 metros quadrados e possui uma área de estar aberta com cozinha e área de quarto que inclui casa de banho e guarda-roupas.

Ambos os volumes da casa apresentam uma clarabóia central em forma de cúpula, oferecendo uma abundância de luz natural durante o dia e o benefício extra de observar as estrelas à noite.

A área de estar também se pode abrir para o exterior através da grande porta de vidro arqueada.

Muitos dos móveis internos foram parcialmente impressos com materiais de terra locais e estão integrados com a habitação.

Maria Campos, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.