A primeira eco-casa impressa em 3D “nasceu” em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D. 

O projeto TECLA é inspirado no romance de 1972 intitulado “Cidades Invisíveis” do autor italiano Italo Calvino, que fala sobre uma cidade em contínua construção.

O objetivo espera ligar o tema das casas antigas e atemporais com a tecnologia avançada do século XXI e responder à atual urgência global das mudanças climáticas e à necessidade de métodos de construção sustentáveis no local, eficientes e rápidos, especialmente no contexto de desastres naturais ou o deslocamento de grandes comunidades.

Localizada fora de Bolonha, Itália, numa pequena cidade chamada Massa Lombarda, TECLA é um exemplo pioneiro de construção de moradias de baixo carbono, que quase atinge uma pegada líquida zero, devido ao uso de 100% de matéria-prima de origem local e à redução de desperdícios e resíduos.

“Gostamos de pensar que TECLA é o começo de uma nova história”, afirmou Mario Cucinella, Fundador e Diretor de Criação da Mario Cucinella Architects, de acordo com o New Atlas. “Seria realmente extraordinário moldar o futuro transformando este material antigo com as tecnologias que temos disponíveis hoje. A estética desta casa é o resultado de um esforço técnico e material; não era só uma abordagem estética. É uma forma honesta, uma forma sincera”.

O processo de construção envolve uma fase de escavação e mistura, onde o terreno local é misturado com água e aditivos, antes do início da construção.

Primeiro, os engenheiros analisam as amostras de solo antes de prosseguir com a impressão da estrutura externa da casa.

Dois braços de impressora sincronizados trabalham juntos simultaneamente durante a fase de construção, evitando colisões e garantindo um funcionamento suave. Cada impressora tem capacidade para imprimir uma área de 50 metros quadrados, tornando possível realizar um único módulo de alojamento numa questão de dias.

“O TECLA mostra que uma casa bonita, saudável e sustentável pode ser construída por uma máquina, fornecendo as informações essenciais para a matéria-prima local”, disse Massimo Moretti, fundador da WASP.

O design do TECLA incorpora isolamento térmico, ventilação e colheita de água numa única estrutura.

A forma de cúpula da habitação é uma forma eficaz de fechar o edifício sem a necessidade de estruturas de suporte durante o processo de construção.

Além disso, o design pode ser otimizado para equilibrar massa térmica, isolamento e ventilação, de acordo com locais e condições climáticas diferentes e únicos.

A primeira casa TECLA mede aproximadamente 60 metros quadrados e possui uma área de estar aberta com cozinha e área de quarto que inclui casa de banho e guarda-roupas.

Ambos os volumes da casa apresentam uma clarabóia central em forma de cúpula, oferecendo uma abundância de luz natural durante o dia e o benefício extra de observar as estrelas à noite.

A área de estar também se pode abrir para o exterior através da grande porta de vidro arqueada.

Muitos dos móveis internos foram parcialmente impressos com materiais de terra locais e estão integrados com a habitação.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …