A primeira eco-casa impressa em 3D “nasceu” em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D. 

O projeto TECLA é inspirado no romance de 1972 intitulado “Cidades Invisíveis” do autor italiano Italo Calvino, que fala sobre uma cidade em contínua construção.

O objetivo espera ligar o tema das casas antigas e atemporais com a tecnologia avançada do século XXI e responder à atual urgência global das mudanças climáticas e à necessidade de métodos de construção sustentáveis no local, eficientes e rápidos, especialmente no contexto de desastres naturais ou o deslocamento de grandes comunidades.

Localizada fora de Bolonha, Itália, numa pequena cidade chamada Massa Lombarda, TECLA é um exemplo pioneiro de construção de moradias de baixo carbono, que quase atinge uma pegada líquida zero, devido ao uso de 100% de matéria-prima de origem local e à redução de desperdícios e resíduos.

“Gostamos de pensar que TECLA é o começo de uma nova história”, afirmou Mario Cucinella, Fundador e Diretor de Criação da Mario Cucinella Architects, de acordo com o New Atlas. “Seria realmente extraordinário moldar o futuro transformando este material antigo com as tecnologias que temos disponíveis hoje. A estética desta casa é o resultado de um esforço técnico e material; não era só uma abordagem estética. É uma forma honesta, uma forma sincera”.

O processo de construção envolve uma fase de escavação e mistura, onde o terreno local é misturado com água e aditivos, antes do início da construção.

Primeiro, os engenheiros analisam as amostras de solo antes de prosseguir com a impressão da estrutura externa da casa.

Dois braços de impressora sincronizados trabalham juntos simultaneamente durante a fase de construção, evitando colisões e garantindo um funcionamento suave. Cada impressora tem capacidade para imprimir uma área de 50 metros quadrados, tornando possível realizar um único módulo de alojamento numa questão de dias.

“O TECLA mostra que uma casa bonita, saudável e sustentável pode ser construída por uma máquina, fornecendo as informações essenciais para a matéria-prima local”, disse Massimo Moretti, fundador da WASP.

O design do TECLA incorpora isolamento térmico, ventilação e colheita de água numa única estrutura.

A forma de cúpula da habitação é uma forma eficaz de fechar o edifício sem a necessidade de estruturas de suporte durante o processo de construção.

Além disso, o design pode ser otimizado para equilibrar massa térmica, isolamento e ventilação, de acordo com locais e condições climáticas diferentes e únicos.

A primeira casa TECLA mede aproximadamente 60 metros quadrados e possui uma área de estar aberta com cozinha e área de quarto que inclui casa de banho e guarda-roupas.

Ambos os volumes da casa apresentam uma clarabóia central em forma de cúpula, oferecendo uma abundância de luz natural durante o dia e o benefício extra de observar as estrelas à noite.

A área de estar também se pode abrir para o exterior através da grande porta de vidro arqueada.

Muitos dos móveis internos foram parcialmente impressos com materiais de terra locais e estão integrados com a habitação.

  Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

O esqui recentemente encontrado na Noruega

Foi encontrado o "par de esquis mais bem preservado da pré-história"

Dois esquis da Idade do Ferro puderam finalmente "reencontrar-se", depois de 1300 anos separados, após a descoberta do segundo par numa montanha na Noruega. Tudo começou em 2014, quando o grupo de arqueologia glaciar Secrets of …

Sismo de grande dimensão atinge costa da Grécia

Um sismo atingiu a costa do Mediterrâneo esta manhã. Acredita-se que o epicentro esteja próximo da ilha grega de Rodes. Segundo o Expresso, o terramoto atingiu a ilha grega de Karpathos esta terça-feira, mas os tremores …

E depois do adeus? Medina vai voltar ao trabalho como economista, mas sempre atento

Carlos Moedas tomou posse esta segunda-feira e Fernando Medina despediu-se da liderança do município com "tristeza pessoal", mas com "sentimento de missão cumprida". O futuro traça-se no exercício da sua profissão de formação. Esta segunda-feira, Fernando …

Sentido de voto do PAN "está em aberto" e depende do Governo

O sentido de voto do PAN na proposta Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) está em aberto. Tudo depende do Governo. A porta-voz do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real disse esta segunda-feira “estar …

Afinal, a lua afecta ou não o nosso sono? Novo estudo dá mais pistas

A influência do ciclo lunar no sono já é uma hipótese há muito estudada e um novo estudo sugere que o seu efeito é diferente entre homens e mulheres. Há vários factores que tendem a deixar-nos …

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa

O maior susto do atual Governo? Em clima de tensão orçamental, Costa convoca reunião extraordinária no PS

As negociações decisivas para a aprovação do Orçamento do Estado decorrem esta semana, mas António Costa decidiu convocar um dos órgãos mais restritos do PS para uma reunião que não fazia parte do calendário. A …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Agenda de Marcelo mantém-se, mas pode ser cancelada se OE2022 chumbar

Para já, Marcelo Rebelo de Sousa vai manter a agenda. No entanto, o Presidente da República já avisou o staff em Belém que tudo pode ser cancelado se o Orçamento do Estado para 2022 for …

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Dia N, de negociações. Bloco de Esquerda reúne-se com Governo e tem "abertura" para negociar

António Costa tem duas provas de fogo esta terça-feira: o primeiro-ministro lidera a delegação do Governo que vai encontrar-se em separado com o Bloco de Esquerda e com o PCP. Depois de na segunda-feira ter enviado …

Nos próximos cem anos, o gelo do Ártico pode desaparecer e, com ele, os ursos polares

Cientistas esperam que o chamado "gelo de verão" venha a desaparecer por volta do ano de 2100 e com ele muitas das espécies que habitam na região do Ártico. O gelo que preenche o mar …

Num momento único, astrónomos viram uma anã branca a "ligar e desligar"

Pela primeira vez, uma equipa de astrónomos usou o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) para ver uma anã branca a desligar e ligar abruptamente.  Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por …