/

Advogado norte-americano compra bicicleta da Princesa Diana para uma exibição sobre supremacia branca

Um advogado norte-americano está a causar polémica depois de ter comprado uma bicicleta, que pertenceu à Princesa Diana, para integrar uma exposição sobre a supremacia branca.

Barry Glazer, um advogado de Baltimore com 76 anos, comprou a bicicleta vintage, que pertenceu à Princesa Diana, por cerca de 80 mil dólares (quase 65.800 euros) num leilão em East Sussex, no mês passado.

O Independent escreve que o objetivo é exibi-la como parte de uma exposição que irá detalhar as “raízes racistas” da Família Real britânica. A exposição terá a forma de um memorial, dentro de um prédio vinculado à emancipação de escravos nos Estados Unidos.

Glazer defende que a bicicleta é um símbolo da “supremacia branca” e acredita que “a reivindicação de superioridade da Família Real está enraizada” nesta lógica.

Numa nota divulgada pelo matutino, o escritório de advocacia de Barry Glazer acrescenta que a mesma lógica se aplica ao racismo.

“Se a riqueza, a honra e o respeito podem ser conquistados pelo mero acidente do nascimento, então certamente as vantagens de ser branco como resultado do mesmo acidente de nascimento podem ser facilmente justificadas”, justifica.

Em declarações ao The Independent, Glazer considerou “hipócrita” que os cidadãos norte-americanos “sigam as Famílias Reais a cada movimento e as tenham em tão alta consideração quando todo o sistema real é baseado nos direitos de nascimento dos privilegiados”.

“Todo o argumento da supremacia branca é o direito de nascimento de se ser branco”, afirmou. “Isso é racismo na sua forma mais verdadeira.”

Recorde-se que, em março, a mulher do príncipe Harry, Meghan Markle, que tem origens afro-americanas, revelou numa entrevista televisiva que um membro da família real terá manifestado preocupação antes do nascimento do filho Archie sobre “quão escura” a pele da criança poderia ser.

Harry confirmou a informação, mas não identificou quem teria manifestado as preocupações. Mais tarde, apresentadora Oprah Winfrey clarificou que a pessoa em causa não foi nem a Rainha Isabel II nem o marido, príncipe Filipe, que faleceu no dia 9 de abril.

A bicicleta, uma Ladies Raleigh Traveller azul dos anos 1970, foi descrita pela casa de leilões East Sussex como um “símbolo da opressão de Diana”. Supostamente, a Família Real terá forçado a princesa a vender a bicicleta antes de se casar com o príncipe Charles em 1981, por ser “inadequada” para um membro da realeza.

“A Família Real acha que eles são bons demais para serem associados a este tipo de transporte que as pessoas comuns usam”, disse a esposa de Glazer, Nadge, ao The Times.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.