/

Rio acusa Costa de o ter insultado e diz que “não teve o nível que deve ter um primeiro-ministro”

3

Filipe Farinha / Lusa

Rui Rio acusou hoje o primeiro-ministro de ter enveredado pelo “quase insulto” na entrevista publicada domingo e de “não quer fazer reforma nenhuma” na Justiça quando “deveria ser o primeiro” a fazê-lo devido à Operação Marquês “e outros casos”.

“Estamos num país para lá das questões económica e sanitária. Sabemos que há um problema grave com a Justiça, a Justiça não funciona, a Justiça não está de acordo com os parâmetros fundamentais do Estado do Direto Democrático e aquilo que primeiro-ministro tem a dizer às propostas que temos feito de reforma estrutural da Justiça (…) envereda quase pelo insulto”, argumentou o líder social-democrata.

O líder dos sociais democratas, que falava aos jornalistas na sede do PSD no Porto, depois de se ter reunido com o Sindicato dos Oficiais de Justiça, começou por dizer que sobre a entrevista de António Costa ao DN, JN e TSF, publicada no domingo, na revista Notícias Magazine, “podia dizer muito”, mas não o faria para “não cair num patamar idêntico”.

“Se dissesse muito, caía num patamar idêntico ao dele, e não quero. A entrevista não teve o nível que deve ter para um primeiro-ministro. Os insultos quase que ele me fez não interessam para o futuro do país, mas tiro conclusões. Acho que, infelizmente, todos tiramos a conclusão de que o doutor António Costa e este Governo não quer fazer reforma nenhuma”, referiu.

O presidente do PSD considerou que da entrevista ficou a ideia de que “não há esperança nenhuma que este Governo vá fazer uma qualquer reforma na justiça”, um Governo do PS que Rio considera que deveria ser “o primeiro a aprender e a desejar que houvesse reforma na Justiça”.

“Este Governo, e em particular este Partido Socialista, devia ser o primeiro a aprender e a desejar que houvesse reforma na justiça. É no enquadramento que lhe fazem sobre a Operação Marquês e o engenheiro José Sócrates que ele dirige as primeiras palavras desagradáveis, praticamente insultos, à minha pessoa. Perante um caso como a Operação Marquês e muitos outros a resposta não devia ser insultar a oposição, mas de abertura para reformarmos a justiça em Portugal”, afirmou.

António Costa, comparou no domingo o presidente do PSD, Rui Rio, a “um cata-vento” e alertou para os perigos democráticos da “contaminação do PSD pelas ideias do Chega”.

“Um cata-vento tem uma grande vantagem sobre o dr. Rui Rio: é que um cata-vento ao menos tem pontos cardeais, o dr. Rui Rio não tem”, afirmou o líder socialista e primeiro-ministro em entrevista ao DN, JN e TSF.

A propósito da possibilidade de existir um acordo na Justiça entre os dois maiores partidos, o secretário-geral do PS faz duras críticas ao líder social-democrata, afirmando que “desistiu de disputar o centro com o PS e a única coisa que agora quer disputar é ali 2 ou 3% dos votos com o Chega”, tendo feito um acordo nos Açores e “já importou uma senhora para candidata à Câmara da Amadora”, Suzana Garcia.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. O Costa até pode estar errado em relação a muita coisa mas quanto ao que diz sobre o “riu rio”, acerta na mouche. Rio é um perigo para o seu proprio partido, e com isto, para a democracia e para o país também. Vejam só como fica todo emproeirado em relação aos Açores e esquece-se que teve dar o lugarzinho aos FASCISTAS do chega para lá chegar. É este o tipo de vitórias que querem escarrapachar na cara do ps ? Lol, cata-vento fica-te muito bem, “riu”!

  2. Senhor Rui Rio quando o senhor diz que o PS comeu o seu próprio veneno sobre os Açores o senhor está a mentir com todos os dentes da sua boca, quem comeu o mesmo veneno foi o PPD e o CDS foram os senhores que diziam que o governo era uma geringonça, e afinal o PPD foi fazer uma geringonça nos Açores, não vai ser com o senhor e os actuais dirigentes do PPD que o PPD vai merecer a confiança dos eleitores, o senhor fala muito sobre a corrupção e tinha razão se o senhor em 1992 não fosse deputado que foi nesse ano que acabaram com a Alta Autoridade Contra a Corrupção o senhor e muitos que falam na corrupção não tem moral para falar em corrupção assim como o PS não tem, sobre a seriedade e honestidade era bom que se visse ao espelho e visse o PPD o que ele era e foi e no que está transformado, o PPD merecia pessoas sérias honestas e com sentido de Estado que é o que lhe falta.

  3. O problema de Rui Rio, é ser enxovalhado pelos socialistas sobretudo por Costa e não ser capaz de reagir. Só em me lembrar da cena do Centeno ter apoucado Rio rindo e gozando com ele e este, não ter tido a capacidade de dizer que não o apoiava para a ‘governança’ do Banco de Portugal!! Cag..-.. na cara e ele consente. Por mim, não terá nunca mais o meu voto

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.