/

Ativistas despejam estrume na Casa Branca para protestar contra as metas de Biden

Ativistas climáticos despejaram estrume no exterior da Casa Branca, esta quinta-feira, para protestar contra as metas anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos na Cimeira de Líderes sobre o Clima, considerando que são insuficientes.

De acordo com a revista Newsweek, a iniciativa foi organizada, no dia anterior, pelo grupo Extinction Rebellion Washington D.C., como forma de protesto contra a abordagem do Presidente democrata à crise climática.

“Temos outro Presidente que não entende a ciência. A meta anunciada por Joe Biden está muito abaixo daquilo que a ciência diz que precisamos de fazer para evitar alterações climáticas catastróficas”, escreveu o grupo na sua conta do Twitter, acrescentando: “2030 é apenas mais um golpe do tipo ‘fora do meu mandato'”.

Esta quinta-feira, dia em que se celebrou o Dia da Terra, o Presidente dos Estados Unidos, que organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima em formato virtual, comprometeu-se a reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa do país até ao fim da década e indicou ainda que os EUA querem chegar a 2050 com emissões carbónicas neutras.

“Biden está a colocar esta crise nas mãos das gerações futuras (…). Se se importasse realmente, estabeleceria metas que expiram enquanto ainda estiver no cargo. Não podemos continuar à espera, precisamos de mudança agora”, disse o grupo, em comunicado, citado pela revista norte-americana.

O Extinction Rebellion é um movimento global que se compromete a usar a desobediência civil não violenta para promover ações governamentais sobre a luta climática.

No dia em que Biden assumiu estes compromissos, a ativista Greta Thunberg também esteve num painel da Câmara dos Representantes, onde disse que, se estes países quiserem cumprir as suas promessas, têm de “acabar com os subsídios aos combustíveis fósseis”.

Recorde-se que o democrata voltou a pôr os Estados Unidos no Acordo de Paris para conter o aquecimento global até ao fim do século, depois de o seu antecessor, Donald Trump, ter retirado o país desse compromisso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.