/

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva elétrica que se irá traduzir num total de seis novos modelos.

Este será o primeiro modelo de uma ofensiva elétrica que irá alcançar um total de seis novos modelos elétricos: BZ1, BZ2, BZ2X, BZ3, BZ4, BZ4X e BZ5 (o X serve para identificar as versões com tração integral).

O novo veículo foi desenvolvido em colaboração com a Subaru e é construído na plataforma e-TNGA para BEVs, permitindo uma longa distância entre eixos e saliência curta que tornam o espaço interior comparável a um sedan do segmento D.

O carro também possui um painel de instrumentos baixo para melhorar a visibilidade e dar uma maior sensação de espaço dentro do veículo.

O volante assume um formato retangular para uma visão mais moderna, destacando-se pela utilização de tecnologia steer-by-wire, ou seja, de forma totalmente eletrónica.

A Toyota refere que esta tecnologia permite oferecer maior controlo, removendo as interferências da superfície do piso e da travagem, dando assim uma maior precisão em linha com a velocidade e com o ângulo da direção.

A marca aponta que este SUV congrega mais de 20 anos de experiência em veículos elétricos, prometendo eficiência líder e autonomia competitiva. O perfil ambiental do bZ4X é reforçado com um carregador solar integrado, que incrementa a distância possível de percorrer.

Segundo o New Atlas, a bateria para este modelo é igualmente nova, sendo maior e mais potente.

A empresa japonesa planeia começar as vendas do bZ4X primeiro no Japão e na China, e depois globalmente em meados de 2022.

Para além dos BEVs em construção, a fabricante avança que o número de modelos eletrificados irá chegar aos 70 em 2025.

A Toyota refere que os seus modelos elétricos irão permitir às pessoas que “mudem dos seus automóveis atuais sem inconvenientes, enquanto se apercebem de todos os benefícios que um carro 100% elétrico pode oferecer”.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.