/

Mesmo com a bazuca, investimento de 2021 pouco sobe face ao que se estimava no pré-pandemia

1

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O investimento público deverá chegar a 2,6% do PIB. Em 2019, o Governo já se tinha comprometido com um investimento público de 2,5% do PIB em 2021.

Segundo o Jornal de Negócios, face ao que se estimava em 2019, verifica-se que o peso do investimento no PIB deverá ser, este ano, uma décima mais elevado, o que representa cerca de 213 milhões de euros.

No entanto, em valor absoluto – ou seja, calculando quanto representariam os 2,5% do PIB em investimento que, na altura, se esperava vir a ter em 2021, com os 2,6% do valor do PIB que se antecipa agora – verifica-se que o montante de investimento público programado no presente até é ligeiramente menor: 5,5 mil milhões de euros, contra 5,6 mil milhões previstos no pré-pandemia.

A diferença é curta. Contudo, o investimento previsto agora para 2021 conta já com a ajuda do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), de 890,1 milhões de euros – mesmo que o plano não esteja ainda validado por Bruxelas e que a solução europeia para avançar com a bazuca continue dependente da subida das receitas da União Europeia.

A partir de 2022, a diferença é já significativa e os números projetam o impulso do PRR. Se no pré-pandemia a expectativa era que o investimento público se mantivesse em 2,6% até 2023, agora a projeção aponta para valores mais altos: 3,3% do PIB em 2022 e 3,6% em 2023.

Em 2023, em termos absolutos, o investimento que se espera agora vir a ter será de 8,5 mil milhões de euros, contra os anteriores 6,2 mil milhões.

ZAP //

1 Comment

  1. Quando nao se sabe trabalhar a terra como deve ser na da colheitas boas…e agricultores sabem muito bem…porque trabalham mas trabalham para a entende-la…
    Ao contrario desta logica os meninos do dinheiro mexem, remexem o dinheiro para andarem no bem bom e depois dizerem…acabou dinheiro… nao a mais…ora se dao dinheiro a quem nao produz, se dao dinheiro a empresas sem viabilidade, se dao dinheiros a quem nao merece, e querem recuperar a economia com fios de la, meus amigos… para grandes males, grandes remedios… mas e preciso saber…curar a doenca senao estao no poleiro para que…
    So posso dizer que governo esta apostar em areas modernas mas que so beneficia a capital e mais uma a duas cidades, nao agora mas no futuro teram beneficios….no entanto a tanta coisa por fazer no pais que so com Plano Nacional de prioridades podemos chegar ao desejado progrsso… o que existe na cabeca de quem governa e mesma coisa….nao veem o futuro do pais nem das comunidades fora dos centros principais….
    Falta criacao de compromissos e plano de desenvolvimento onde entram empresas, as pessoas, as associacoes, todos meios de ensino… e trabalhemos para melhorar futuro…. deixem de teimosias….olhem para pais….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.