Mesmo com a bazuca, investimento de 2021 pouco sobe face ao que se estimava no pré-pandemia

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O investimento público deverá chegar a 2,6% do PIB. Em 2019, o Governo já se tinha comprometido com um investimento público de 2,5% do PIB em 2021.

Segundo o Jornal de Negócios, face ao que se estimava em 2019, verifica-se que o peso do investimento no PIB deverá ser, este ano, uma décima mais elevado, o que representa cerca de 213 milhões de euros.

No entanto, em valor absoluto – ou seja, calculando quanto representariam os 2,5% do PIB em investimento que, na altura, se esperava vir a ter em 2021, com os 2,6% do valor do PIB que se antecipa agora – verifica-se que o montante de investimento público programado no presente até é ligeiramente menor: 5,5 mil milhões de euros, contra 5,6 mil milhões previstos no pré-pandemia.

A diferença é curta. Contudo, o investimento previsto agora para 2021 conta já com a ajuda do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), de 890,1 milhões de euros – mesmo que o plano não esteja ainda validado por Bruxelas e que a solução europeia para avançar com a bazuca continue dependente da subida das receitas da União Europeia.

A partir de 2022, a diferença é já significativa e os números projetam o impulso do PRR. Se no pré-pandemia a expectativa era que o investimento público se mantivesse em 2,6% até 2023, agora a projeção aponta para valores mais altos: 3,3% do PIB em 2022 e 3,6% em 2023.

Em 2023, em termos absolutos, o investimento que se espera agora vir a ter será de 8,5 mil milhões de euros, contra os anteriores 6,2 mil milhões.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quando nao se sabe trabalhar a terra como deve ser na da colheitas boas…e agricultores sabem muito bem…porque trabalham mas trabalham para a entende-la…
    Ao contrario desta logica os meninos do dinheiro mexem, remexem o dinheiro para andarem no bem bom e depois dizerem…acabou dinheiro… nao a mais…ora se dao dinheiro a quem nao produz, se dao dinheiro a empresas sem viabilidade, se dao dinheiros a quem nao merece, e querem recuperar a economia com fios de la, meus amigos… para grandes males, grandes remedios… mas e preciso saber…curar a doenca senao estao no poleiro para que…
    So posso dizer que governo esta apostar em areas modernas mas que so beneficia a capital e mais uma a duas cidades, nao agora mas no futuro teram beneficios….no entanto a tanta coisa por fazer no pais que so com Plano Nacional de prioridades podemos chegar ao desejado progrsso… o que existe na cabeca de quem governa e mesma coisa….nao veem o futuro do pais nem das comunidades fora dos centros principais….
    Falta criacao de compromissos e plano de desenvolvimento onde entram empresas, as pessoas, as associacoes, todos meios de ensino… e trabalhemos para melhorar futuro…. deixem de teimosias….olhem para pais….

RESPONDER

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …