Mesmo com a bazuca, investimento de 2021 pouco sobe face ao que se estimava no pré-pandemia

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O investimento público deverá chegar a 2,6% do PIB. Em 2019, o Governo já se tinha comprometido com um investimento público de 2,5% do PIB em 2021.

Segundo o Jornal de Negócios, face ao que se estimava em 2019, verifica-se que o peso do investimento no PIB deverá ser, este ano, uma décima mais elevado, o que representa cerca de 213 milhões de euros.

No entanto, em valor absoluto – ou seja, calculando quanto representariam os 2,5% do PIB em investimento que, na altura, se esperava vir a ter em 2021, com os 2,6% do valor do PIB que se antecipa agora – verifica-se que o montante de investimento público programado no presente até é ligeiramente menor: 5,5 mil milhões de euros, contra 5,6 mil milhões previstos no pré-pandemia.

A diferença é curta. Contudo, o investimento previsto agora para 2021 conta já com a ajuda do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), de 890,1 milhões de euros – mesmo que o plano não esteja ainda validado por Bruxelas e que a solução europeia para avançar com a bazuca continue dependente da subida das receitas da União Europeia.

A partir de 2022, a diferença é já significativa e os números projetam o impulso do PRR. Se no pré-pandemia a expectativa era que o investimento público se mantivesse em 2,6% até 2023, agora a projeção aponta para valores mais altos: 3,3% do PIB em 2022 e 3,6% em 2023.

Em 2023, em termos absolutos, o investimento que se espera agora vir a ter será de 8,5 mil milhões de euros, contra os anteriores 6,2 mil milhões.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Quando nao se sabe trabalhar a terra como deve ser na da colheitas boas…e agricultores sabem muito bem…porque trabalham mas trabalham para a entende-la…
    Ao contrario desta logica os meninos do dinheiro mexem, remexem o dinheiro para andarem no bem bom e depois dizerem…acabou dinheiro… nao a mais…ora se dao dinheiro a quem nao produz, se dao dinheiro a empresas sem viabilidade, se dao dinheiros a quem nao merece, e querem recuperar a economia com fios de la, meus amigos… para grandes males, grandes remedios… mas e preciso saber…curar a doenca senao estao no poleiro para que…
    So posso dizer que governo esta apostar em areas modernas mas que so beneficia a capital e mais uma a duas cidades, nao agora mas no futuro teram beneficios….no entanto a tanta coisa por fazer no pais que so com Plano Nacional de prioridades podemos chegar ao desejado progrsso… o que existe na cabeca de quem governa e mesma coisa….nao veem o futuro do pais nem das comunidades fora dos centros principais….
    Falta criacao de compromissos e plano de desenvolvimento onde entram empresas, as pessoas, as associacoes, todos meios de ensino… e trabalhemos para melhorar futuro…. deixem de teimosias….olhem para pais….

RESPONDER

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …

Costa começa a namorar a esquerda. Negociações do Orçamento arrancam em julho

O Governo está a preparar-se para arrancar com as reuniões preliminares de negociação do Orçamento do Estado para 2022. O Público avança, esta quinta-feira, que os encontros formais vão ser realizados com os partidos de esquerda …