PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso.
Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a ser o mais popular. No entanto, segundo o barómetro de abril da Intercampus para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios, esta percentagem volta a ser inferior à do mês anterior – menos 1,4 pontos percentuais, a maior perda mensal desde setembro.
Ainda assim, os socialistas mantêm uma larga distância de 13 pontos percentuais para o PSD, que recua ligeiramente para 23,3% das intenções de voto.
Já o Bloco de Esquerda e o Chega, em extremos opostos, recolhem 9,4% das intenções, em disputa pelo terceiro lugar. Os bloquistas são os que mais sobem, com mais 1,1 pontos percentuais. O Chega cresce quase meio ponto.
CDU, Iniciativa Liberal e PAN lutam pelo quinto lugar, sendo que só este último regista uma subida. A CDU (PCP e PEV) desce para 5,2%, o Iniciativa Liberal cai para 5% e o PAN ascende aos 4,8%.
Apesar da subida próxima de um ponto percentual, o CDS (3,1% das intenções) surge mais atrás. Só o Livre surge abaixo dos centristas, com 0,4%.
O partido de António Costa sai penalizado pela atuação do Governo, nomeadamente pela venda da concessão das barragens da EDP e pelo reforço dos apoios sociais aprovados na Assembleia da República contra a vontade do Executivo e do PS.
No entanto, António Costa é o líder partidário com melhor imagem para os portugueses: recebe 3,3 pontos, numa escala de 1 a 5. A bloquista Catarina Martins (com 3 pontos) surge logo atrás. Todos os restantes recebem valores negativos, com André Ventura (1,9 pontos) em último.
A Presidência da República, através de Marcelo Rebelo de Sousa, é a instituição com melhor imagem para os inquiridos: numa escala de 1 a 5, recebe 3,7 pontos. Entre os ministros, Marta Temido, ministra da Saúde, é a mais popular, e Eduardo Cabrita, da Administração Interna, o menos popular.
A sondagem da Intercampos resulta de 609 entrevistas feitas a portugueses com 18 ou mais anos, eleitoralmente recenseados e residentes em Portugal continental, entre os dias 7 e 13 de abril.
E mesmo que Cavaco Silva tenha recebido donativos do BES, qual será nesta fase, o interesse para os Portugueses? Estes bloquistas, são mesmo uma cambada de parasitas. Deviam se preocupar e se centrar nos temas actuais, como a venda das barragens e levar mesmo essa situação ás mais altas instâncias Europeias, o procurador Guerra, que já está esquecido, e ainda procurarem ser, os sérios que dizem ser, mas que as moradas fantasmas mostram o contrário, procurarem que haja um combate efectivo á enorme corrupção que domina a vida dos políticos em harmonia com todos os que vivem praticamente do erário público, e que corrói toda avida económica do País.
Claro… o problema são os malandros de BE…
E, só por acaso, foram os bloquistas os primeiros (únicos!) a alertar para a negociata das barragens!…
E a deputada do BE que acaba de se demitir! Deve ter sido por ser séria demais. No BE, de vez em quando, descobre-se um ladrão.
Sérios são mesmo os outros que lá continuam sem qualquer vergonha ou consequência…
Moradas fantasma, onde a maioria são do PS e PSD. Sim, o BE teve um caso, a qual pediu de imediato a suspensão do mandato. Já os PS, PSD e CDS, estão todos “tranquilos” , o que quer dizer entalados, mas nenhum se demitiu das suas funções dando lugar a outros mais limpos!!!
Exacto, além da deputada do BE que teve aluma vergonha e já cedeu o seu lugar, há 4 “honestos” do PSD, 3 do PS e um do CDS!
O advogado/consultor/padreco do CDS até ficou muito indignado e diz que a casa perto de Lisboa onde ele “não vive” é do irmão!…
Aplaudido.
Ladrões à solta, por todos o lado. É tudo da mesma farinha. O grande inspirador é o saca milhões, o tal que dizia que os milhões que manifestava, era a mãe que lhos dava!
Sim, mas no seu primeiro comentário aludia apenas à deputada do BE, esquecendo-se de todos os outros.
E foi logo falar da única que ainda teve um pingo de vergonha e renunciou ao cargo. Estranho…
Já quanto aos outros ainda lá continuam a mamar.
Em matéria de moradas falsas o PSD e o PS, só por um mero acaso, até são os que têm mais representantes.
Mas isso para si não lhe interessa.
O que lhe interessa é a deputada do BE, que por acaso renunciou logo ao mandato.
Já o deputado Duarte Pacheco p.e. refugiou-se em subterfúgios e não renunciou. E dos outros também não tenho notícia!
Ambos agiram mal, mas parece que o Duarte Pacheco agiu pior, não acha?
Quanto ao Cavaco, tem razão, foi há muito tempo e já pouco interesse terá para os portugueses.
Tal como o Sócrates, digo eu!
O que reagiu pior foi o “artista” do CDS que diz que o MP o confundiu com o irmão e que ambos são muito parecidos!…
É curioso como o PAN, que nasceu como o partido dos direitos dos animais, se vai afirmando como o verdadeiro partido ambientalista, um partido de esquerda com valores mas sem manias ldeológicas. Talvez seja isso de que os portugueses precisam, uma esquerda ética mas não folclórica.
Os políticos portugueses, hoje, substituíram a sua aptidão e competência pela arte exímia do saque. Ninguém está inocente. Há uma crise enorme de valor e talento e, por isso, o país continua num deserto de progresso e triste melancolia.
E eu a pensar que o PS estaria a ser prejudicado por causa de ter colocado em prisão domiciliária alguns milhões de portugueses… Afinal… (havia outra…), É por causa das “negociatas”… Já ninguém quer saber dos direitos fundamentais!?… Quanto ao PANdemia… E eu que quando estudei me disseram que na A.R. estavam os representantes dos cidadãos… Afinal…(havia mais uma)… Também estão na A.R. os representantes da bicharada… Ele há com cada uma…
Antes estarem na AR os representantes dos bichos do que estarem os bichos propriamente ditos, que é o que acontece nalgumas bancadas parlamentares…