/

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

Jim Lo Scalzo / EPA

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais.

Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela da população, apoiante de Donald Trump, argumentava que tinha havido fraude eleitoral e pedia uma recontagem dos votos.

“Os media não vão mostrar a magnitude desta multidão”, disse o presidente Donald Trump no dia 6 de janeiro. “Temos centenas de milhares de pessoas aqui, e só quero que sejam reconhecidas pelos media de fake news. Virem as suas câmaras, por favor, e mostrem o que realmente está a acontecer aqui, porque essas pessoas não vão aguentar mais”.

Poucas horas depois, milhares de manifestantes marcharam até ao Capitólio, onde decorria a contagem dos votos, para protestar contra a eleição de Joe Biden, que já era anunciado como vencedor pelas sondagens. Sem que nada o fizesse prever, uma multidão invadiu o edifício e as autoridades não a conseguiram controlar.

A VICE recriou todo o episódio que levou à invasão do Capitólio através dos olhos dos manifestantes, compilando vídeos partilhados pelos próprios nas redes sociais.

O vídeo também reflete a tese continuamente usada por Donald Trump de que as eleições foram fraudulentas.

Em 2015, na campanha eleitoral, Trump alegou falsamente que as eleições tinham sido fraudulentas e que a única maneira de perder seria através de fraude eleitoral sistémica. Voltou a dizer o mesmo em 2016, quando ganhou, e repetiu isso durante toda a sua presidência. Agora, nestas recentes eleições, voltou a clamar fraude quando perdeu.

“Todos nós aqui hoje não queremos ver a nossa vitória eleitoral roubada por democratas de esquerda radical, que é o que eles estão a fazer”, disse Trump durante o seu discurso de 6 de janeiro.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.