Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

Jim Lo Scalzo / EPA

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais.

Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela da população, apoiante de Donald Trump, argumentava que tinha havido fraude eleitoral e pedia uma recontagem dos votos.

“Os media não vão mostrar a magnitude desta multidão”, disse o presidente Donald Trump no dia 6 de janeiro. “Temos centenas de milhares de pessoas aqui, e só quero que sejam reconhecidas pelos media de fake news. Virem as suas câmaras, por favor, e mostrem o que realmente está a acontecer aqui, porque essas pessoas não vão aguentar mais”.

Poucas horas depois, milhares de manifestantes marcharam até ao Capitólio, onde decorria a contagem dos votos, para protestar contra a eleição de Joe Biden, que já era anunciado como vencedor pelas sondagens. Sem que nada o fizesse prever, uma multidão invadiu o edifício e as autoridades não a conseguiram controlar.

A VICE recriou todo o episódio que levou à invasão do Capitólio através dos olhos dos manifestantes, compilando vídeos partilhados pelos próprios nas redes sociais.

O vídeo também reflete a tese continuamente usada por Donald Trump de que as eleições foram fraudulentas.

Em 2015, na campanha eleitoral, Trump alegou falsamente que as eleições tinham sido fraudulentas e que a única maneira de perder seria através de fraude eleitoral sistémica. Voltou a dizer o mesmo em 2016, quando ganhou, e repetiu isso durante toda a sua presidência. Agora, nestas recentes eleições, voltou a clamar fraude quando perdeu.

“Todos nós aqui hoje não queremos ver a nossa vitória eleitoral roubada por democratas de esquerda radical, que é o que eles estão a fazer”, disse Trump durante o seu discurso de 6 de janeiro.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo, partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …