//

Maria Luís Albuquerque ataca Governo de Costa. Estamos a “nadar sem calções”

3

EU Council Eurozone / Flickr

A ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, criticou a estratégia de consolidação do Governo de António Costa numa aparição pública num evento do think tank do PSD de Setúbal.

Dias antes de ser ouvida na comissão de inquérito às perdas no Novo Banco no dia 1 de abril, a antiga ministra das Finanças do governo PSD/CDS-PP, Maria Luís Albuquerque, esteve num evento do think tank do PSD de Setúbal, onde criticou a estratégia de consolidação do Governo de António Costa.

“Não existiu uma consolidação orçamental saudável”, disse Maria Luís Albuquerque num debate organizado pelo Orange Lab, think tank da distrital de Setúbal dos sociais-democratas, que aconteceu passada quinta-feira.

De acordo com o ECO, a ex-ministra disse ainda que, antes, “tivemos contas públicas com melhor aspeto, mas isso, na verdade, não representou uma situação mais consolidada, mais sustentável, ou mais resiliente da nossa economia”.

Segundo Maria Luís Albuquerque, é daqui que “decorre a incapacidade financeira do Estado de responder de forma mais robusta a um desafio que tem a dimensão que tem a [pandemia] covid, e nos impede de dar o apoio às empresas e às famílias e que vemos vários outros parceiros europeus a conseguir fazer nesta altura.”

No evento, a antiga governante mencionou o investidor americano Warren Buffet, que disse que “é quando a maré baixa é que se vê quem está a nadar sem calções”. “Aconteceu-nos a mesma coisa: a maré baixou, e nós estávamos outra vez a nadar sem calções”, atirou.

Sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a ex-ministra disse que, “sem um mecanismo de controlo europeu, há um risco significativo de desperdício dos fundos e ajudas europeias”.

“Se não conseguirmos ultrapassar a crise sanitária tão rápido como gostaríamos que acontecesse, se a recessão for mais profunda do que aquilo que já estamos a temer, pode não haver condições políticas ao nível europeu para fazer um controlo com rigor”, afirmou.

A antiga ministra do governo de Pedro Passos Coelho vai ser ouvida pelas 9h30 de quinta-feira, 1 de abril, na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

Maria Luís Albuquerque tutelava a pasta das Finanças quando o BES foi alvo de uma medida de resolução. Antigos responsáveis do banco disseram que ficaram a saber que o banco não poderia recorrer à linha da troika para a recapitalização da banca após uma reunião com a então ministra.

Maria Campos, ZAP //

3 Comments

  1. A ex-ministra é que fez bem: foi nadar com calções, para não mostrar o rabiosque, para paragens onde é sempre preia-mar e deixou o Novo Banco e os seus dirigentes, na baixa-mar, todos a nadarem sem calções! Agora nós é que temos de arranjar forma de os vestir, e bem, porque eles não se contentam com qualquer fatinho!

  2. Até a Maria Luís saiu da toca para atacar o governo, imaginem a moral que esta sra tem para criticar quem quer que seja!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.