A fabricante britânica The Royal Mint, encarregada de produzir todas as moedas do Reino Unido, lançou um novo desenho de edição limitada que retrata, pela primeira vez, o ícone nacional Britannia como uma mulher negra.
Britannia era o nome latino dado ao Reino Unido pelos romanos após a sua invasão em 43. A guerreira vestida com armas tornou-se uma personificação das Ilhas Britânicas e é a moeda do país desde 1672.
O uso da Britannia em moedas foi reavivado sob o rei Carlos II, quando o seu escudo trazia as cruzes de São Jorge e Santo André e segurava um ramo de oliveira, além de uma lança. Modificações posteriores incluíram a substituição da lança por um tridente e o acréscimo de um leão.
Projetada pelo famoso artista P.J. Lynch, a nova moeda faz parte da coleção 2021 da Britannia – uma série de moedas que são lançadas com um novo design todos os anos.
A moeda de edição limitada é um dos dois novos designs para “oferecer uma nova visão contemporânea da Britannia”, segundo o jornal britânico The Times.
Em comunicado enviado à CNN, Clare Maclennan, diretora de moedas comemorativas do The Royal Mint, disse que “Britannia é um símbolo duradouro do povo e, à medida que a nação evolui, é certo que a sua imagem também evolua“.
“Criar um novo design original para um ícone como Britannia é um sonho para um artista”, disse Lynch. “Queria que parecesse forte, decidida e atraente, mas também senti que as suas características deveriam refletir algo da diversidade do povo da Grã-Bretanha no século XIX”.
The Royal Mint criou uma série de peças colecionáveis populares no passado, comemorando um medley da cultura britânica desde os Jogos Olímpicos de Londres de 2011 a figuras artísticas importantes como Elton John, Jane Austen e Shakespeare.
Em 2009, lançou-se um projeto a celebrar os Kew – os Jardins Botânicos Reais do país. O valor da moeda de 50 pence do Kew Gardens, com a frase “Diversity Built Britain”, aumentou 2.733% na última década.
Diz-se que a moeda 2021 da Britannia se baseia no “compromisso da Royal Mint em refletir uma maior diversidade” e “uma nação que é diversa e está a evoluir com uma nova representação contemporânea”.
A novidade foi revelada juntamente com a introdução de uma série Premium Exclusive de quatro anos.