The Royal Mint

A fabricante britânica The Royal Mint, encarregada de produzir todas as moedas do Reino Unido, lançou um novo desenho de edição limitada que retrata, pela primeira vez, o ícone nacional Britannia como uma mulher negra.
Britannia era o nome latino dado ao Reino Unido pelos romanos após a sua invasão em 43. A guerreira vestida com armas tornou-se uma personificação das Ilhas Britânicas e é a moeda do país desde 1672.
O uso da Britannia em moedas foi reavivado sob o rei Carlos II, quando o seu escudo trazia as cruzes de São Jorge e Santo André e segurava um ramo de oliveira, além de uma lança. Modificações posteriores incluíram a substituição da lança por um tridente e o acréscimo de um leão.
Projetada pelo famoso artista P.J. Lynch, a nova moeda faz parte da coleção 2021 da Britannia – uma série de moedas que são lançadas com um novo design todos os anos.
A moeda de edição limitada é um dos dois novos designs para “oferecer uma nova visão contemporânea da Britannia”, segundo o jornal britânico The Times.
Em comunicado enviado à CNN, Clare Maclennan, diretora de moedas comemorativas do The Royal Mint, disse que “Britannia é um símbolo duradouro do povo e, à medida que a nação evolui, é certo que a sua imagem também evolua“.
“Criar um novo design original para um ícone como Britannia é um sonho para um artista”, disse Lynch. “Queria que parecesse forte, decidida e atraente, mas também senti que as suas características deveriam refletir algo da diversidade do povo da Grã-Bretanha no século XIX”.
The Royal Mint

The Royal Mint criou uma série de peças colecionáveis populares no passado, comemorando um medley da cultura britânica desde os Jogos Olímpicos de Londres de 2011 a figuras artísticas importantes como Elton John, Jane Austen e Shakespeare.
Em 2009, lançou-se um projeto a celebrar os Kew – os Jardins Botânicos Reais do país. O valor da moeda de 50 pence do Kew Gardens, com a frase “Diversity Built Britain”, aumentou 2.733% na última década.
Diz-se que a moeda 2021 da Britannia se baseia no “compromisso da Royal Mint em refletir uma maior diversidade” e “uma nação que é diversa e está a evoluir com uma nova representação contemporânea”.
A novidade foi revelada juntamente com a introdução de uma série Premium Exclusive de quatro anos.