O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada pela Jolie Family Collection.
A obra da coleção da atriz Angelina Jolie passou a ser a pintura mais cara do ex primeiro-ministro britânico a ser vendida em leilão. A venda ultrapassou todas as expectativas inicias, que rondavam os 2,5 milhões de libras, e o quadro acabou por ser leiloado por 8,3 milhões.
A obra “Torre da Mesquita Koutoubia” foi vendida na segunda-feira, dia 1 de março, pela Jolie Family Collection e apresenta as sombras longas e os tons quentes de um pôr do sol em Marraquexe – um dos temas favoritos de Churchill.
O recorde anterior de Winston Churchill, no que diz respeito à venda das suas obras, foi de 1,7 milhões de libras, em 2014, num leilão da Sotheby’s London.
De acordo com fonte do CNN, o ator Brad Pitt comprou a obra de Churchill para oferecer à sua esposa Angelina Jolie em 2011. O casal separou-se em 2016 após vários anos de vida conjunta.
A pintura “Scene at Marrakech”, outra composição repleta de luz do lugar favorito de Churchill, foi vendida por cerca de 1,9 milhões de libras e “St Paul’s Churchyard” foi vendida por quase 1,1 milhões.
Winston Churchill pintou a obra “Torre da Mesquita Koutoubia” quando esteve em Marraquexe a participar na Conferência de Casablanca em janeiro de 1943. O evento reuniu o primeiro-ministro britânico com o presidente dos Estados Unidos da América, Franklin D. Roosevelt, e teve como objetivo definir uma estratégia para derrotar a Alemanha Nazi.
Para além de ter sido um político bem sucedido, Churchill destacou-se como artista amador pois gostava bastante de pintar. O antigo primeiro-ministro do Reino Unido encontrou um refúgio na arte para superar os efeitos da depressão que sofreu ao longo da sua vida.
Faltou explicar como a família Jolie adquiriu a obra que foi presente de Churchill ao presidente dos Estados Unidos.
É só ler….está lá escrito, eu ajudo…”De acordo com fonte do CNN, o ator Brad Pitt comprou a obra de Churchill para oferecer à sua esposa Angelina Jolie em 2011. O casal separou-se em 2016 após vários anos de vida conjunta.”…
Obrigado. Acho que sofri de cegueira temporária.
Abraços.