/

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros uma visão panorâmica do mundo aquático, irá explorar o oceano em grande profundidade.

O Triton 13000/2 Titanic Explorer será o submarino com bolha de acrílico com capacidade para atingir maior profundidade já construído – esta irá permitir que os passageiros consigam observar tudo o que os rodeia durante a viagem.

O veículo será capaz de mergulhar até 4.000 m de profundidade, tornando-se ao único veículo de esfera transparente que pode levar os passageiros até ao local do naufrágio do Titanic (a cerca de 3.800 m de profundidade).

Em 2019, o TE fez parte de uma missão de exploração que visitou os destroços do Titanic, mas para isso foi necessário usar o monstruoso submarino 36000/2 que tem um casco de esfera de titânio.

No entanto, agora há a possibilidade de visitar o local do naufrágio mais famoso do mundo a bordo de um submarino com bolha transparente, o que permite aos passageiros visualizar tudo à sua volta.

Além disso, o submarino tem outro ponto bastante apelativo: um conjunto de enormes asas articuladas que saem do topo. Estas são capazes de se dobrar contra as laterais da bolha para que se crie uma forma hidrodinâmica escorregadia que ajuda a subir ou a descer dentro de água, o que significa que a viagem até as profundezas do oceano pode demorar apenas duas horas.

As asas são ainda equipadas com luzes, dando ao passageiro a capacidade de tirar fotografias ou fazer vídeos. “De que adianta descer se não se consegue ver nada quando chegamos lá? Por isso mesmo, desenvolvemos as asas de gaivota”, explicou um dos engenheiros da empresa.

Estas também contêm as unidades de propulsão do submarino, sendo que se o submarino estiver perto do fundo do mar, ou de um naufrágio delicado, pode aumentar a largura dos propulsores antes de se mover.

Um outro recurso de funcionamento do submarino permite que este faça “curvas suaves”, detete objetos, ou deslize em direção a um alvo de forma controlada, sem usar propulsores, de modo a não perturbar a vida selvagem ou introduzir ruídos numa gravação de vídeo.

Segundo o New Atlas, o Titanic Explorer terá capacidade para uma bateria que suporta uma expedições de duas pessoas com uma duração de mais de 12 horas. O veículo usa quatro propulsores elétricos principais e quatro auxiliares de acionamento direto.

“As pessoas estão a começar a pensar em submarinos e na exploração dos oceanos de uma maneira totalmente nova, por isso estamos entusiasmados em trazer esta tecnologia”, conclui Patrick Lahey, co-fundador da Triton.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.