/

Bombeiros e polícias de folga investigados por suspeita de terem participado na invasão do Capitólio

6

Jim Lo Scalzo / EPA

Bombeiros e agentes da polícia que estariam de folga estão a ser investigados por terem participado na invasão do Capitólio, na última quarta-feira.

Vários departamentos policiais na Califórnia, no estado de Washington e no Texas estão a investigar as equipas por suspeitas de alguns dos seus membros terem participado na invasão do Capitólio.

A notícia, avançada pelo The Washington Post, dá conta de que um dos polícias suspeitos é o chefe do departamento que o investiga. Em Troy, no Michigan, o chefe de polícia Dave Ellis também está sob investigação, depois de ter assumido numa entrevista que tinha participado na manifestação, embora tenha condenado a invasão.

No Condado de Bexar, no Texas, a tenente Roxanne Mathai está sob escrutínio por ter publicado no Facebook um vídeo envolta numa bandeira norte-americana no Capitólio, na quarta-feira.

Em comunicado, Adrian Diaz, chefe da polícia interino de Seattle, em Washington, confirmou que dois agentes daquele departamento também tinham sido suspensos. Há imagens a circular nas redes sociais que, alegadamente, mostram os dois indivíduos na invasão ao Capitólio.

Thomas Goldie, um polícia de Pittsburgh, também está a ser investigado pelo departamento jurídico do distrito depois de ter sido fotografado no comício de quarta-feira.

A Reuters avança que o Departamento de Bombeiros de Nova Iorque afirmou ter contactado o FBI com informações sobre membros da equipa (no ativo e reformados) que terão participado na invasão ao Capitólio. Fonte oficial indicou que as informações terão sido transmitidas ao Departamento de Bombeiros através de denúncias anónimas.

O Corpo de Bombeiros de Sanford, na Flórida, colocou um dos seus bombeiros em licença administrativa enquanto decorre uma investigação interna. As suspeitas foram levantadas quando o departamento teve acesso a uma fotografia e um vídeo que parecem mostrar o bombeiro na multidão.

Cinco pessoas perderam a vida na sequência da invasão do Capitólio. Dezenas de pessoas foram acusadas criminalmente.

Schwarzenegger compara ataque à “Noite de Cristal”

Este domingo, no Twitter, o ator e ex-governador republicano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, comparou os eventos de 6 de janeiro no Capitólio aos da Alemanha nazi.

“Eu cresci na Áustria. Estou muito ciente da ‘Kristallnacht’ ou Noite de Cristal. Foi uma noite de violência contra os judeus, levada a cabo em 1938 pelo equivalente nazi dos Proud Boys. Quarta-feira foi o Dia de Cristal nos Estados Unidos”, começou por dizer no vídeo.

Schwarzenegger refere que os invasores do Capitólio “não derrubaram apenas as portas da construção da democracia americana, destruíram ideias dadas como adquiridas e pisaram os próprios princípios sobre os quais nosso país foi fundado”.

Schwarzenegger culpou o Presidente Donald Trump e salientou que será lembrado como “o pior Presidente da História dos Estados Unidos”. No mesmo vídeo, exorta os norte-americanos a darem apoio ao presidente eleito Joe Biden: “Precisamos de nos curar, não como republicanos ou democratas, mas como americanos”.

Em relação aos “que pensam que podem derrubar a Constituição dos Estados Unidos”, avisou que “nunca vão ganhar”. “A democracia mantém-se firme.”

ZAP //

6 Comments

    • Serio? Devem estar na mesma gaveta que as armas de destruição do Iraque…. Que foram vistos na base das Lages pelo Durão e os 3 patetas….. É pena de dezenas de juízes e advogados do Trump não tiveram acesso as provas. Apenas meia dúzia de amigos e o Trump tiveram acesso as provas de fraude eleitoral.

  1. Sim, sério. Dou-lhe uma pista, a Itália está envolvida…
    Realmente é muito mais fácil acreditar no que nos mostram todos os dias ainda que seja mentira do que na verdade quando é descoberta. Em vez de ser mais um que acredita em tudo o que lhe dizem, faça uma pesquisa.

    • Hahahaaaa!…
      Nada como os crentes alienados pelos Facebook’s/Youtube’s para entreter a malta!…
      .
      Eu, como não vou ao MacDonald’s (etc), não tenho Netflix (etc), não tenho redes sociais, etc, etc; estou pouco americanizado, portanto, fiquei mesmo curioso com essa teoria da Itália!…
      Dá lá mais pistas que eu também “quero acreditar”!!!
      Sempre achei que, a haver “envolvimento externo”, seria da China, da Rússia, da Coreia do Norte, do Irão, etc… agora da Itália??!
      Na Itália querem saber tanto dos EUA e do Trump como eu!…

  2. ZAP vocês não estão a ser transparentes na informação, vocês estão a censurar os comentários mais importantes que eu tento enviar por aqui.

    Para quem pediu um link, basta copiar e colar no google os termos: headlines360 video of italy supreme court testifying about interference in us 2020 election

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.