/

Homens e feijões têm a mesma origem? A estranha aversão de Pitágoras que pode ter ditado a sua morte

1

Pitágoras, o filósofo e matemático grego que deu nome a um teorema, tinha uma estranha aversão com feijões, chegando mesmo a proibir a sua comuna de os comer por considerar que estes tinham a mesma origem do Homem.

Lendas citadas pelo portal de Ciência IFL Science contam que o matemático antigo acreditava que quando alguém morre, a sua alma é transferida para um outro animal e terá sido por este motivo que Pitágoras terá deixado de comer carne.

Pitágoras acreditava também que humanos e feijões partilhavam a mesma origem e, por isso, resolveu levar a cabo um experiência para tentar provar a sua crença.

O matemático, conta o mesmo portal, pegou em alguns feijões e enterrou-os. Esperou algumas semanas até que crescessem e, depois, voltou a desenterrá-los e foi aí que percebeu que estes tinham algumas semelhanças com fetos humanos.

Partindo deste procedimento, Pitágoras extrapolou e concluiu que comer feijões seria quase como praticar canibalismo, proibindo todos os seguiam de comer este alimento – no seio da sua comuna, acreditava-se que o feijão poderia ter a alma dos mortos.

A aversão de Pitágoras por feijões e as regras que decretou depois do seu procedimento podem ter ditado a sua morte, segundo uma lenda. Ou talvez não, uma vez que outras lendas associam a sua morte a eventos em nada relacionados com a sua dieta alimentar.

Voltando aos feijões: uma das lendas reza que Kylon, filho de um nobre, tentou entrar na comunidade liderada por Pitágoras, mas mostrou pouca vontade em cumprir os procedimentos, acreditando que o seu estatuto lhe permitira contornar os anos de treino, silêncio e contemplação que eram necessários segundo as leis da comuna de Pitágoras.

Mas o filósofo não se deixou levar, recusando não só de forma categórica e entrada de Kylon na comunidade, como também lhe rejeitou uma audiência.

Sedento de vingança, Kylon juntou uma multidão para atacar Pitágoras e queimar os edifícios da comuna. O matemático conseguiu fugir à ira da multidão, escapando dos edifícios através de uma ponta humana formada pelos seus amigos.

Tragicamente, como nos habituaram as velhas lendas, o pior estava para vir: enquanto fugia, acabou por encontrar um campo de feijões, que se recusou a pisar e, por isso, foi encontrado pela multidão que o matou à facada.

Tal como mencionado anteriormente, não há consenso sobre a morte de Pitágoras. Pode ter morrido por causa dos feijões, mas pode também, segundo outros relatos antigos, se ter suicidado depois de os seus seguidores terem morrido no incêndio da comuna.

Há ainda quem acredite que morreu à fome enquanto se escondia da multidão.

De acordo com as lendas citadas pelo portal, a comunidade liderada por Pitágoras tinha ainda outras regras peculiares, que incluíam a proibição do uso de lãs e a obrigatoriedade de calçar a sandália direita antes da esquerda.

Sara Silva Alves, ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.