/

Costa bate Rio em quase todas as frentes (e Ventura morde-lhe os calcanhares no segundo lugar da oposição)

28

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo presidente do PSD, Rui Rio

O barómetro da Aximage para TSF/JN/DN indica que António Costa, líder do PS, bate Rui Rio em muitos pontos. Aliás, um terço dos eleitores do PSD confia em António Costa para o cargo de primeiro-ministro.

Na confiança dos inquiridos para desempenhar o cargo de primeiro-ministro, António Costa angaria 53% contra os 19% de Rui Rio. Da mesma forma, o líder do PS leva a melhor na avaliação da sua liderança e políticas: reúne 37% de opiniões favoráveis, enquanto que Rui Rio se fica pelos 17% de aprovação nestes dois critérios.

Segundo a TSF, Rio ganha Costa no extremo oposto: 35% dos inquiridos afirmam não gostar “nem do líder, nem das políticas”, enquanto que Costa recolhe 25% de avaliações negativas. Existem 23% de inquiridos que dizem gostar do presidente social-democrata, mas não das políticas que defende.

Quanto ao cargo de primeiro-ministro, 22% dos inquiridos não depositam confiança em qualquer um dos dois líderes. Ainda assim, na generalidade, os inquiridos reforçam os valores de António Costa: o líder socialista só é ultrapassado por Rio no Norte na confiança para desempenhar o cargo de primeiro-ministro.

Os segmentos de idade e classe económica são liderados por Costa, que regista também maior apoio junto das mulheres. Rio recolhe alguns dos valores mais positivos a Norte do país e junto do eleitorado masculino.

Ainda que, de um lado e do outro, os líderes segurem o seu eleitorado, 27% dos eleitores do PSD apostam em António Costa para o cargo de primeiro-ministro.

Marcelo perde popularidade a um mês das Presidenciais

Em dezembro, Marcelo Rebelo de Sousa perdeu 12 pontos percentuais na avaliação positiva dos portugueses enquanto Presidente da República, segundo o barómetro mensal da Aximage para o JN, DN e TSF, que decorreu entre 19 e 22 de dezembro e recolheu 812 entrevistas válidas.

O Presidente perdeu 9 pontos na avaliação “muito boa” e 3% na avaliação “boa”. Mesmo assim, soma 62% de avaliações positivas, muito mais do que os 22% de avaliações negativas.

Apesar da queda, Marcelo continua a ser a figura em que os portugueses mais confiam, mais do que no primeiro-ministro. Metade dos inquiridos confia mais em Marcelo do que em António Costa (uma subida de três pontos) e apenas 16% diz confiar mais no primeiro-ministro.

Em relação ao nível de exigência sobre o Governo, 73% dos inquiridos querem que Marcelo exija mais do Executivo

Ventura no segundo lugar da oposição

Embora noutra escala, André Ventura subiu nove pontos na avaliação dos portugueses. O líder do Chega foi identificado por 29% dos inquiridos como líder da oposição, ficando apenas atrás de Rui Rio (com 34%) e deixando longe a terceira colocada, Catarina Martins (16%).

Há um mês, André Ventura e Catarina Martins empatavam a 20% nesta escala.

Entre os inquiridos mais jovens, Rio e Ventura registam valores próximos. Já entre os eleitores do PSD, mais de metade (55%) elegem Rui Rio como principal figura da oposição, mas outros 23%escolhem André Ventura.

É junto dos votantes no CDS que Rio é ultrapassado por Ventura.

ZAP //

28 Comments

    • Este Torres é uma autêntica Torre de Piza. É um falar inclinado, isto é, tem uma inclinação natural para, nas entrelinhas, defender a corja governativa.

    • Não defendo nem deixo de defender ninguém. Só não gramo a corja de demagogos com teorias conspirativas que ainda nos afastam mais da verdade das coisas. Ela é bem mais simples e muito menos patética do que essa gente alguma vez poderá pensar. E sim, mais complexa de resolver. Os conspiracionistas gostam é da telenovela idiossincrática. Tornaram-se “pros” na vidência dos próximos episódios.

  1. Ai Kosta Kosta, diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és, olha bem para os amigos que tens, desde o Ferro da Casa Pia, ao Cabrita do SEF que teimas em não demitir, à conveniente amizade da corrupta Francisca de naturalidade Angolana que altera CV’s a seu bel prazer e isto já para não falar do teu irmão da SIC, muito conveniente para favorecer a tua imagem nos meios de comunicação. Serás o futuro presidente do Eurogrupo que irá promover o êxodo da população do Norte de África para a Europa e impor sanções a quem não quiser aderir/abrir as fronteiras para quem nada quer fazer e viver apenas de subsídios. Sozinho com a tua teimosia vais destruir a União Europeia.

  2. 46 anos de “democracia”!…
    Porque não passamos da cepa torta e a distância entre os paises desenvolvidos não diminui e muito embora noutra dimensão, se comparativamente com os velhos tempos da outra senhora não estamos melhor, mas apenas beneficiámos do arrastamento da evolução dos tempos?
    Obviamente que alguns dos comentadeiros dirão que sou um conspiracionista.

    • A conspiração é de cada um, e nenhum órgão de poder, de autoridade, pode anular esse direito. Nestes tempos que correm, de corrupção maciça, nem utilizaria esse termo tão jocoso, mas sim “opinião”. A opinião, pelo menos enquanto está no íntimo de cada um, não tem preço. Porém, tendo em conta este corja governativa e presidencial, duvido que a ditadura e o lápis azul tenham desaparecido realmente.

    • Meu caro, o que afirma é um facto observável. Nada a dizer. Mas também é um facto de que, hoje em dia, existe tanta informação da categoria “lixo” mas dada como sendo verdadeira, que o conspiracionismo se está a tornar num problema social grave. Muita gente simplesmente não consegue distinguir a verdade da mentira. Qualquer um de nós pode cair nestas esparrelas. Daí a necessidade de saber no que acreditar. Eu acredito na ciência. Desde a matemática até à validação das preposições num debate. Enquanto outros acreditam que estão sempre certos e tudo o que os contraria está errado. Saiba distinguir entre os dois.

      • Você consegue efetuar essa distinção, sem deslizes?
        Se demorar muito tempo a pensar, é porque o conteúdo da sua mensagem reflete a sua posição em relação a certos temas.
        E tenha em conta que não respondi, em primeiro lugar, ao seu comentário, mas sim ao do senhor António. “Saiba distinguir entre os dois.”

      • Epa, eu respondi ao António mas os sub-comentários vão parar todos ao mesmo alinhamento. Talvez fosse pertinente perceber isso antes de me querer obrigar a jogar ao Joker…

  3. Independentemente dos números reais, ou não (nós todos sabemos o que os artistas da numerologia que são os políticos, assim como alguns jornalistas que brilham na área da desinformação…), sou da opinião que o Rio não vai lá!
    Porquê? É muito simples: porque a equipa que ele lidera não o vai deixar!
    Ou acham que todos aqueles que há anos vivem da politica, fazem carreira no PSD, dependem dos favores, das influências, das negociatas, do compadrio, vão permitir que ele ganhe as eleições e consiga força suficiente para fazer uma limpeza no partido que lidera?!
    Se a resposta é afirmativa, então vocês só podem estar a chupar no dedo…
    O PSD atual, como o PS atual, fazem parte do arco da governação: são claramente partes de um sistema que pretende estar ao serviço do povo, que parece orientar o país e prosseguir o interesse público mas o que os representantes desses partidos – bem como do CDS faz, embora com menor representatividade – fazem é orientarem-se a eles!

  4. Já era escandaloso, e Imoral de á custa de um infeliz Morto, de uma Família despedaçada fazer Luta Política Partidária, mas ver agora na Televisão o próprio Rui Rio dizer que não fez o que fez, é de todo Revoltante, e execrável, sei até de gente que pudesse lhe confiar o voto, que foi decisivo para nele Não confiar.

    • O amigo tem de aprender a escrever. Aproveite e aprenda igualmente a pensar. Para isso, terá de tirar as palas dos olhos

  5. Vendo bem como estão as mentalidades, já não sei muito bem se os comentadores sabem o que quer dizer as siglas dos partidos, estes partidos todos quando nasceram tinham ideologia própria, tinham algo que os diferenciava, neste momento já não temos pcp e outros partidos chamados partidos comunistas, o que temos é cdu e be e pan e aqueles 2 partidos novos com acento na assembleia estes partidos não são diferentes, não tem ideologia própria são uma cópia uns dos outros, por essa razão aniquilam-se uns aos outros, tinha-mos o partido monárquico, o cds agora cds-pp o ppd agora psd o ps e todos eram diferentes na sua ideologia, agora para agarrar o poder meteram-se numa misturadora e estão-se a aniquilar uns aos outros, na minha opinião a iniciativa liberal está a absorver o cds-pp moderado, o chega está a absorver o cds-pp radical, cds psd e ps aniquilan-se uns aos outros, em minha opinião se querem futuro tem que mostrar aos eleitores as diferenças, e não ter medo de as mostrar ensinar nas escolas o que é política e ser muito honestos não se deixar corromper, não permitir um discurso onde se pega na miséria como bandeira, mas sim trabalhar a miséria para que deixe de existir, com políticas de ajudas profissionais, não tirar a uns para dar a outros, mas criar novo para quem não tem, enquanto continuamos com esta ideia de tirar a uns para dar a outros estragamos cada vez mais, e isto está mesmo para uma viragem radical, salve-se quem poder,

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.