/

Em 1918, crianças da Califórnia foram convocadas para exterminar um “exército de esquilos”

2

John J. Mosesso / NBII / Wikimedia

Esquilo terrestre da Califórnia

Em abril de 1918, enquanto o mundo tinha os olhos postos numa Grande Guerra, as crianças da Califórnia, nos Estados Unidos, massacravam mais de 100 mil esquilos.

Nessa altura, conta o site IFLScience, os esquilos terrestres da Califórnia (Otospermophilus beecheyi) eram considerados uma praga neste estado norte-americano, por devorarem, todos os anos, colheitas que valiam muitos milhões de dólares.

Depois das várias tentativas frustradas dos agricultores na sua perseguição, as autoridades da Califórnia tiveram uma ideia: dar essa árdua tarefa às crianças. Para isso, lançaram uma campanha de propaganda, no valor de 40 mil dólares, contra estes animais.

A campanha, que envolveu a criação de competições entre escolas e alunos para ver quem conseguia matar mais esquilos, foi lançada pelo comissário estadual George H. Hecke. O responsável convocou as crianças a formarem uma verdadeira “companhia de soldados”, que seria responsável por destruir “o exército de esquilos”.

E depois da campanha de propaganda, veio a matança. Naquela que foi chamada de “semana do esquilo”, as crianças foram convidadas a levar para a escola as caudas como prova da morte dos animais.

Segundo o mesmo site, os métodos para tirar a vida aos esquilos iam desde veneno a tiros. “Todos os dispositivos de extermínio da guerra moderna serão usados no esforço para aniquilar o exército de esquilos, incluindo cevada envenenada e outros agentes destrutivos”, pode ler-se numa reportagem daquela época.

A campanha foi claramente eficaz, já que, em apenas uma semana, foram levadas para as escolas quase 105 mil caudas. Então, o comissário felicitou as crianças através do jornal local pelo seu “serviço patriótico” e encorajou-as a fazê-lo nas suas horas livres.

Filipa Mesquita, ZAP //

2 Comments

  1. Brilhante! uns i- lu-mi-na- dos, sim senhor assim é que é! será que encontraram esquilos na lua em 1969? pousaram lá uma bandeira que ora defraldaba para baixo ora na horizontal, e aquelas pegadas, à aquelas pegadas na cinza lunar espetacular, e aquele homem a olhar para a bandeira na lua, sem capacete lunar e todos os contornos faciais à vista é o máximo. Vejam só esses meninos em 1918 tinham tantos esquilos que os matavam e tiravam-lhe o rabo para receber dinheiro, e eu 100 anos depois vi um esquilo pela primeira vez em Portugal no seu habita natural! achei tão maravilhoso que parei o carro debaixo da árvore para não perder o momento. Bem cada um tem o que merece.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.