Em 1918, crianças da Califórnia foram convocadas para exterminar um “exército de esquilos”

John J. Mosesso / NBII / Wikimedia

Esquilo terrestre da Califórnia

Em abril de 1918, enquanto o mundo tinha os olhos postos numa Grande Guerra, as crianças da Califórnia, nos Estados Unidos, massacravam mais de 100 mil esquilos.

Nessa altura, conta o site IFLScience, os esquilos terrestres da Califórnia (Otospermophilus beecheyi) eram considerados uma praga neste estado norte-americano, por devorarem, todos os anos, colheitas que valiam muitos milhões de dólares.

Depois das várias tentativas frustradas dos agricultores na sua perseguição, as autoridades da Califórnia tiveram uma ideia: dar essa árdua tarefa às crianças. Para isso, lançaram uma campanha de propaganda, no valor de 40 mil dólares, contra estes animais.

A campanha, que envolveu a criação de competições entre escolas e alunos para ver quem conseguia matar mais esquilos, foi lançada pelo comissário estadual George H. Hecke. O responsável convocou as crianças a formarem uma verdadeira “companhia de soldados”, que seria responsável por destruir “o exército de esquilos”.

E depois da campanha de propaganda, veio a matança. Naquela que foi chamada de “semana do esquilo”, as crianças foram convidadas a levar para a escola as caudas como prova da morte dos animais.

Segundo o mesmo site, os métodos para tirar a vida aos esquilos iam desde veneno a tiros. “Todos os dispositivos de extermínio da guerra moderna serão usados no esforço para aniquilar o exército de esquilos, incluindo cevada envenenada e outros agentes destrutivos”, pode ler-se numa reportagem daquela época.

A campanha foi claramente eficaz, já que, em apenas uma semana, foram levadas para as escolas quase 105 mil caudas. Então, o comissário felicitou as crianças através do jornal local pelo seu “serviço patriótico” e encorajou-as a fazê-lo nas suas horas livres.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Brilhante! uns i- lu-mi-na- dos, sim senhor assim é que é! será que encontraram esquilos na lua em 1969? pousaram lá uma bandeira que ora defraldaba para baixo ora na horizontal, e aquelas pegadas, à aquelas pegadas na cinza lunar espetacular, e aquele homem a olhar para a bandeira na lua, sem capacete lunar e todos os contornos faciais à vista é o máximo. Vejam só esses meninos em 1918 tinham tantos esquilos que os matavam e tiravam-lhe o rabo para receber dinheiro, e eu 100 anos depois vi um esquilo pela primeira vez em Portugal no seu habita natural! achei tão maravilhoso que parei o carro debaixo da árvore para não perder o momento. Bem cada um tem o que merece.

RESPONDER

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …