Em 1918, crianças da Califórnia foram convocadas para exterminar um “exército de esquilos”

John J. Mosesso / NBII / Wikimedia

Esquilo terrestre da Califórnia

Em abril de 1918, enquanto o mundo tinha os olhos postos numa Grande Guerra, as crianças da Califórnia, nos Estados Unidos, massacravam mais de 100 mil esquilos.

Nessa altura, conta o site IFLScience, os esquilos terrestres da Califórnia (Otospermophilus beecheyi) eram considerados uma praga neste estado norte-americano, por devorarem, todos os anos, colheitas que valiam muitos milhões de dólares.

Depois das várias tentativas frustradas dos agricultores na sua perseguição, as autoridades da Califórnia tiveram uma ideia: dar essa árdua tarefa às crianças. Para isso, lançaram uma campanha de propaganda, no valor de 40 mil dólares, contra estes animais.

A campanha, que envolveu a criação de competições entre escolas e alunos para ver quem conseguia matar mais esquilos, foi lançada pelo comissário estadual George H. Hecke. O responsável convocou as crianças a formarem uma verdadeira “companhia de soldados”, que seria responsável por destruir “o exército de esquilos”.

E depois da campanha de propaganda, veio a matança. Naquela que foi chamada de “semana do esquilo”, as crianças foram convidadas a levar para a escola as caudas como prova da morte dos animais.

Segundo o mesmo site, os métodos para tirar a vida aos esquilos iam desde veneno a tiros. “Todos os dispositivos de extermínio da guerra moderna serão usados no esforço para aniquilar o exército de esquilos, incluindo cevada envenenada e outros agentes destrutivos”, pode ler-se numa reportagem daquela época.

A campanha foi claramente eficaz, já que, em apenas uma semana, foram levadas para as escolas quase 105 mil caudas. Então, o comissário felicitou as crianças através do jornal local pelo seu “serviço patriótico” e encorajou-as a fazê-lo nas suas horas livres.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Brilhante! uns i- lu-mi-na- dos, sim senhor assim é que é! será que encontraram esquilos na lua em 1969? pousaram lá uma bandeira que ora defraldaba para baixo ora na horizontal, e aquelas pegadas, à aquelas pegadas na cinza lunar espetacular, e aquele homem a olhar para a bandeira na lua, sem capacete lunar e todos os contornos faciais à vista é o máximo. Vejam só esses meninos em 1918 tinham tantos esquilos que os matavam e tiravam-lhe o rabo para receber dinheiro, e eu 100 anos depois vi um esquilo pela primeira vez em Portugal no seu habita natural! achei tão maravilhoso que parei o carro debaixo da árvore para não perder o momento. Bem cada um tem o que merece.

RESPONDER

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …

Restaurantes "expressamente proibidos" de guardar comprovativos de testes dos clientes

Os restaurantes dos concelhos em risco elevado e muito elevado, onde é necessário um teste negativo ou o certificado digital por parte dos clientes para poderem entrar, estão "expressamente proibidos" de guardar os comprovativos. A regra …

City pode ter de sacrificar Bernardo Silva para contratar Kane

O médio português poderá ter de ser "sacrificado" pelo Manchester City para financiar a contratação do avançado inglês ao Tottenham. Segundo o The Sun, para garantir a transferência de Harry Kane, o Manchester City terá de …

Não é só o BE, PCP e PAN que têm exigências. PS pressiona Leão com descida de IRS

As exigências para o próximo Orçamento do Estado (OE2022) não chegam apenas do Bloco de Esquerda, PCP e PAN. O PS também as tem e pressiona o ministro das Finanças por uma eventual mexida nos …

Alemanha não tem feito o suficiente para atingir metas do Acordo de Paris, diz Merkel

Chanceler alemã não está satisfeita com os esforços feitos pelo seu país ao longo das últimas décadas, defendendo que é preciso "acelerar o ritmo" para cumprir os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris. Na tradicional conferência …

Soualiho Meité assina com o Benfica por cinco épocas

O médio francês, que representava o Torino, é o mais recente reforço do Benfica, tendo assinado contrato por cinco temporadas, até 2026, anunciou, esta sexta-feira, o clube das águias. "O Sport Lisboa e Benfica informa que …

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …