/

“Está próximo, próximo.” Marcelo já escreveu discurso de recandidatura

2

Estela Silva / Lusa

Esta terça-feira, após as comemorações do 1.º de dezembro, o Presidente da República sinalizou que não faltará muito para anunciar a sua recandidatura. “Está próximo, está próximo”, disse.

De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa já escreveu o discurso de recandidatura que, dentro de dias, lerá ao país. Há cinco anos, o atual Presidente decidiu “não faltar à chamada”. Agora, explicará aos portugueses o que o leva a lançar-se novamente a Belém, num contexto político, social e económico ainda mais difícil do que o de 2015.

São necessárias 7.500 assinaturas para formalizar a candidatura até 24 de dezembro e o PSD é um dos terrenos férteis. O Expresso realça que, informalmente, já há sociais-democratas a atuar, entre eles o ex-secretário-geral do PSD Matos Rosa e o militante Rodrigo Moita de Deus, que já colaborou com Marcelo na candidatura de há cinco anos.

Esta terça-feira, no final das comemorações do 1.º de dezembro, Marcelo assumiu que “está próximo, está próximo“, depois de ter confessado que recebeu “várias pressões de diversa natureza”.

“A decisão obedece a um objetivo que é esperar pelo momento em que ainda devo intervir como Presidente da República no quadro do estado de emergência. Só depois disso é que sinto que devo tomar a decisão e comunicá-la aos portugueses”, afirmou.

Na próxima sexta-feira, quando renovar o atual estado de emergência que vigorará de 9 a 24 de dezembro, o Presidente fará um preâmbulo ao respetivo decreto por forma a antecipar que o estado de exceção irá para lá das festas, Natal e Ano Novo. A partir de dia 9, Marcelo estará mais liberto, embora o estatuto de Presidente vá sempre prevalecer sobre o de candidato.

A data e o local ainda não estão decididos, ainda que o Expresso avance que a data não escapará ao intervalo entre 9 e 18 de dezembro. Já o local não deverá deslocar-se do eixo Lisboa-Cascais, “a menos que (o PR) ainda decida dar um salto a Celorico de Basto”, a terra da sua avó Joaquina onde, no distrito de Braga, lançou a candidatura há cinco anos, disse uma fonte próxima ao semanário.

Depois do anúncio, um colaborador do Presidente referiu que Marcelo Rebelo de Sousa terá pela frente pouco mais de um mês de campanha – que será, sobretudo, “de debates”. Apesar de se perderem os contactos de rua, Marcelo deverá apostar em alguns eventos simbólicos.

“Na segunda ou terceira semana, em Cascais”

No Facebook, Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, anunciou que Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar a recandidatura à Presidência da República “na segunda ou terceira semana de dezembro, em Cascais“.

“Terá o meu apoio”, escreveu.

“O anúncio formal deve acontecer na segunda ou terceira semana de dezembro, em Cascais “ e terá o meu apoio.

Publicado por Carlos Carreiras em Terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu, na prática, que o processo de recandidatura está em marcha, mas será apenas oficializado depois de se pronunciar sobre a eventual renovação do estado de emergência. Desta vez, tendo em conta o que escreveu o autarca, vai escolher o município onde reside para fazer o anúncio.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.