/

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser a resposta a este problema.

Quase como se fosse uma panela de pressão a alta temperatura e a alta pressão, as autoclaves são usadas ​​para matar germes a 121 °C de temperatura e 205 kPa de pressão como um procedimento padrão para esterilizar equipamentos médicos.

Os objetos são submetidos a vapor pressurizado durante, pelo menos, 30 minutos, e todas as bactérias são mortas no processo. O vapor provém da água aquecida eletricamente ou da queima de combustível, o que, por si só, é um problema em unidades de saúde do Terceiro Mundo, já que tanto a eletricidade como o combustível são escassos em regiões empobrecidas.

Desenhado por uma equipa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Instituto de Tecnologia da Índia, o novo dispositivo portátil, movido a energia solar, vem colmatar este grande problema. Segundo o New Atlas, esta autoclave tem um tanque que liberta água (por gravidade) num conjunto de tubos colados na parte inferior de uma placa de cobre, que possui um revestimento preto que absorve o calor na sua superfície superior.

Por sua vez, a superfície é coberta por um aerogel transparente à base de sílica, que permite a passagem da luz solar. A substância permite que a placa aqueça e impede, ao mesmo tempo, que o calor escape.

Além disso, os espelhos de alumínio polido em ambos os lados da placa ajudam a concentrar a luz do Sol. Como resultado, a placa fica muito quente, fazendo com que a água líquida nos tubos se transforme em vapor. Por sua vez, este sobre até ao topo do aparelho, passa por um cano e entra na própria autoclave, explica o EurekAlert.

Os investigadores testaram uma versão em pequena escala do dispositivo em Bombaim e, mesmo sob céu nublado, a autoclave movida a energia solar funcionou com sucesso.

O dispositivo tem um preço mais baixo e a maioria dos componentes está disponível comercialmente na indústria de aquecedores solares de água. O artigo científico foi recentemente publicado na Joule.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.