/

Incêndios e execuções ao vivo. Grupo que queria raptar governadora do Michigan tinha um Plano B (e C)

Eneas / Flickr

Os autointitulados milicianos que planeavam sequestrar a governadora de Michigan Gretchen Whitmer tinham um plano B e um plano C. 

Um tribunal federal acusou seis pessoas de conspiração para o sequestro da governadora por causa do que classificaram como “o poder incontrolável” de Whitmer. Outros sete elementos de um grupo paramilitar, denominado Wolverine Watchmen, foram detidos por alegadamente planearem “uma guerra civil” e a conquista do Michigan.

De acordo com o Vice, os homens tinham elaborado um “Plano B” e um “Plano C” se o plano de sequestro não funcionasse. O Plano B seria a invasão do Capitólio do estado para “encenar uma série de uma semana de execuções televisionadas de funcionários públicos”, facilitado por mais de “200 combatentes”, segundo a ABC7.

O Plano C, de acordo com os promotores, teria envolvido o incêndio do palácio do governo enquanto os legisladores estavam trancados lá dentro – “sem deixar sobreviventes”.

Os novos detalhes vieram à tona através de documentos judiciais protocolados esta semana como parte dos casos pendentes apresentados por funcionários estaduais e federais contra 14 réus de Michigan, Ohio, Wisconsin e Delaware.

Alguns dos homens implicados no grupo entraram no radar do FBI no início de 2020, quando agentes monitorizavam discussões online sobre uma “derrubada violenta de certos componentes do governo e de aplicação da lei”, disseram os promotores.

Naquela época, muitas das queixas da extrema-direita concentravam-se estreitamente na legislação proposta de controle de armas, especificamente na Virgínia, onde a legislatura recém-democrata estava a tentar inaugurar uma era de regulamentação das armas de fogo.

Quando a pandemia se alastrou nos Estados Unidos, essas discussões encontraram um novo foco: confinamentos e restrições relacionados com a covid-19.

A governadora democrata Gretchen Whitmer também foi difamada nos media de direita por medidas que introduziu para conter a disseminação do vírus.

Outros governadores também foram considerados alvos em potencial, de acordo com documentos judiciais. O governador democrata Ralph Northam, da Virgínia, foi um deles, em grande parte devido ao seu apoio ao controle de armas.  O governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, também foi considerado alvo das suas restrições à covid-19.

Agora, enquanto os casos aumentam em todo o país, as autoridades permanecem em alerta máximo para uma possível violência retaliatória.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.