/

“Hipócritas”. Greta Thunberg ataca discursos de líderes mundiais

7

UNclimatechange / Fotos Públicas

Greta Thunberg

Greta Thunberg criticou os políticos dizendo que são hipócritas no que diz respeito aos seus discursos sobre políticas ambientais. Para a jovem, enquanto a humanidade não admitir que falhou na forma como enfrentou a crise climática ou a pandemia do coronavírus, será incapaz de parar o aquecimento global.

Numa entrevista ao The Guardian, Greta Thunberg sublinhou que apesar dos líderes se mostrarem confiantes na definição de metas para o futuro, hesitaram quando uma ação imediata para cortar as emissões foi necessária.

Thunberg relembrou que a escala e a velocidade das reduções de emissões necessárias para manter a temperatura global próxima ao limite estabelecido pelo acordo climático de Paris. são tão grandes que não podem ser alcançadas pelo funcionamento normal da sociedade.

Na opinião da adolescente, que irá completar 18 anos em 2021, “a primeira coisa que é preciso fazer é entender que estamos numa emergência e admitir que falhamos – a humanidade falhou coletivamente”.

Uma reunião sobre o clima, organizada pela ONU, teria lugar na segunda-feira em Glasgow, mas foi adiada para o próximo ano por causa dacCovid-19. Thunberg, no entanto, disse que não ficou desapontada com o atraso. “Enquanto não tratarmos a crise climática como uma crise, podemos ter quantas conferências quisermos, mas serão apenas negociações, palavras vazias e lacunas”.

Em relação às promessas de países como o Reino Unido, China e Japão de atingir carbono zero até 2050 ou 2060, Greta refere que estas propostas não passam de “algo simbólico”. “Não nos devemos concentrar em datas. Se não reduzirmos as emissões agora, essas metas distantes não significarão nada, porque nessa altura os orçamentos de carbono já terão acabado”.

Thunberg é particularmente crítica relativamente aos eurodeputados, que em outubro aprovaram quase 400 mil milhões de euros em subsídios para os agricultores, a maioria dos quais com condições verdes muito fracas ou inexistentes. A agricultura é responsável por cerca de um quarto de todas as emissões de gases de efeito estufa, e Thunberg defende que isso é “é um desastre para o clima e para a biodiversidade”.

A ativista foi dura nos comentários às políticas europeias para o ambiente. “Quando se trata de algo que é em 10 anos os políticos ficam mais do que felizes em votar a favor, porque isso não irá ter impacto para eles. Mas quando é algo que tem um efeito a curto prazo, não querem tocar no assunto. Isso mostra hipocrisia”.

Ainda no sentido político, Thunberg disse que apoiará o melhor partido disponível quando atingir a idade de votar, mas para já não há políticos que considere bons.

Sobre a campanha que encabeça, Thunberg referiu que o objetivo é sensibilizar as pessoas “para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”.

A jovem revelou ainda que se sente inspirada por colegas da mesma idade que lutam pelas mesmas questões em todo o mundo, e que têm feito greves de forma a apelar às suas causas.

“É muito inspirador vê-los, pois em alguns países podem até ser presos por fazer greve. Por exemplo, o caso de Arshak Makichyan na Rússia. Ele teve problemas com a polícia, mas continua porque sabe que o que está a fazer é certo”.

Para rematar a jovem garante que não desiste dos seus ideais: “Vamos ter que continuar a pressionar o mundo com estas questões. Mas vamos em frente. Não planeamos parar”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

7 Comments

  1. Mais uma falar de barriga cheia. Nao devemos criticar por nao gostamos ou porque maioria pensa assim ou nao. ‘E importante entender e compreender a dinamica das difrentes realidades enquadradas nas geopoliticas locais e no global…isto nao parece nada mas quem entende e se interessa….claro que hoje vivemos no mundo de imagem, poder e dinheiro, quanto mais rapido melhor….resto que se lixe….e nao vou comentar quem nada entende….devemos ponderar muito bem e entender ainda melhor o porque? das decisoes e jogo da economia e industria global….com toda certeza o progresso da humanidade ‘e inimiga da natureza seja ela qual for…. nao podemos ter conforto e boas condicoes de vida sem custos e sem destruicao da natureza… pessoas teem de escolher??? nao,os politicos e especuladores e empresarios teem ver coisa de outro lado, primeiro ouvir quem sabe, especialistas da materia e depois ver conseguencias se ouver transformacao….ora constroem partamentos e mais construcao…criaram sociadade de galinhas, sem nexo…hoje maioria do povo ‘e nada…vivem em cidades e nao entendem a horta, crescimento natural da natureza, nao entendem ritmo da vida no campo, na cidade, ritmo das plantas, das florestas…sao necessarios estudos anos a fio… se conversarem com agricultores esplicam logo muita coisa na linguagem deles…mundo ‘e neste momento uma barata tonta….

  2. A menina Thunberg devia fazer uma grande mobilização no país dela para desligarem o ar condicionado e o aquecimento central já neste inverno. Assim evitariam a libertação de milhares de toneladas de CO2.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.