//

O famoso gnomo Chompski vai ser enviado para o espaço (e tudo por uma causa solidária)

O gnomo Chompski é um gnomo de jardim que teve a sua estreia mediática no Half-Life 2: Episódio Dois, e que agora vai ao espaço. O projeto está a ser trabalhado pela Valve e pela Rocket Lab.

Gabe Newell, presidente da americana Valve, a empresa de videojogos por trás da série Half-Life, quer agradecer à Nova Zelândia a sua hospitalidade através do lançamento de um gnomo ao espaço. O projeto tem a parceria da empresa aeroespacial Rocket Lab, e deverá ser concretizado este mês.

Newell decidiu hospedar-se no país durante o início da pandemia e agora está a doar um dólar por cada espetador que assistir à transmissão ao vivo do satélite ou à gravação online dentro no período de 24 horas depois do lançamento. O dinheiro acumulado deverá ser entregue à Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Infantil Starship.

O futuro gnomo astronauta é na verdade um modelo do “Gnomo de Jardim” chamado Chompski, um boneco que apareceu pela primeira vez em Half-Life 2: Episódio Dois, e que se tornou tão popular que conseguiu lançar uma onda de memes na internet.

No jogo, um dos objetivos era arrastar Chompski e colocá-lo dentro de um foguete. Devido ao sucesso da personagem, Newell aproveitou para a integrar neste seu projeto solidário (e ao mesmo tempo caricato), diz o The Verge.

Segundo a empresa Rocket Lab, a missão “serve para homenagear a inovação e a criatividade dos jogadores de todo o mundo”. E em termos mais práticos, “visa testar e qualificar uma nova técnica de impressão 3D que pode ser usada para componentes de naves espaciais futuras”.

O gnomo será colocado no interior da aeronave Kick Stage do Rocket Lab, e será acompanhado por 29 outros satélites no lançamento que se irá realizar no extremo sul da Península de Mahia, na Nova Zelândia.

Os pequenos satélites do Kick Stage abrangem uma ampla variedade de usos, que vai desde satélites focados em comunicações e vigilância marítima.

Os interessados devem seguir as redes sociais do Rocket Lab para saber atualizações sobre o cronograma de lançamento que será já dia 16 de novembro. O lançamento será transmitido ao vivo no site do Rocket Lab.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.